A cantora norte-americana Demi Lovato, 29 anos, revelou em entrevista ao podcast Spout que, além dos pronomes neutros que aderiu e incluiu em seu vocabulário, também voltou a utilizar os femininos. Para a artista, a decisão tem a ver com a atual fase de sua vida.
— Ultimamente, tenho me sentido mais feminina, por isso adotei o (pronome) ela/dela outra vez — explicou ao programa.
Demi ainda enfatizou que todas as pessoas que estão em processo de aprendizagem de linguagem neutra, assim como ela, se confundem no começo com relação ao uso dos pronomes. Para a artista, o importante é saber como o outro se identifica e quer ser chamado.
— É tudo uma questão de respeito — resumiu.
Vale lembrar que, em maio deste ano, a cantora anunciou em suas redes sociais que era uma pessoa fluida em relação à identificação de gênero. Um ano antes, Demi anunciou que usaria pronomes neutros e que se identifica com o gênero não binário — que não se identifica totalmente com o gênero masculino nem com o feminino, mas ressaltou que ainda estava se redescobrindo e que, naquele momento, a decisão não era definitiva.
— Sou uma pessoa tão fluida quando se trata de meu gênero, minha sexualidade, minha música. Quando me deparei com a escolha de entrar em um banheiro e disse "mulheres" e "homens", não senti que havia um banheiro para mim — salientou.
A cantora estará no Brasil para se apresentar no Rock In Rio em 4 de setembro deste ano, cujos ingressos estão esgotados. Demi também se apresenta em São Paulo e Belo Horizonte, em 30 de agosto e 2 de setembro, respectivamente.