Aos 64 anos, a modelo e atriz Silvia Pfeifer diz encarar o envelhecimento com naturalidade. Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (1º), ela refletiu sobre a diferença do passar dos anos para homens e mulheres.
— Para as mulheres, o envelhecimento sempre foi uma questão mais complicada do que para os homens. A cobrança é muito maior. Mas acho que depende de nós nos colocarmos contra isso e naturalizar a questão. Eu sempre procuro fazer vídeos com pouca ou nenhuma maquiagem para mostrar como sou de verdade. Muitas mulheres estão fazendo isso também. Modéstia à parte, estou tendo a sorte de envelhecer muito bem — disse ela.
Silvia também destacou seus cuidados com a saúde desde cedo e a boa genética.
— Acho que é uma comunhão de fatores. Sempre me preocupei muito com a minha alimentação e fiz exercícios, mas a genética com certeza me ajudou. Com 17 anos, eu introduzi o arroz integral na casa dos meus pais. Sempre comi legumes, carnes magras e grãos, além de beber muita água. Como fazer dieta para mim é uma coisa muito difícil, eu prefiro tirar um pouquinho de calorias todos os dias do que fazer algo radical. Também nunca fui de trocar o dia pela noite — listou.
Por fim, Silvia relembrou a separação do empresário Nélson Chamma Júnior, após 38 anos de casamento, no ano passado. Atualmente, ela mora com os filhos, Emanuella, de 36 anos, e Nicholas, de 28.
— É uma mudança grande na vida. Eu estou me renovando e aprendendo muitas coisas novas. E é isso que importa: a gente envelhecer aprendendo e se sentindo melhor e confiante — concluiu.