Neste domingo (16), o ex-BBB Gilberto Nogueira foi homenageado pelo Sport, seu time do coração, após vazarem áudios de um conselheiro do clube fazendo comentários homofóbicos sobre ele. No primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, os jogadores entraram em campo com uma faixa com a mensagem "#NãoÀHomofobia".
Os atletas usaram camisas do uniforme com a expressão "do Vigor" ao lado de seus nomes. Além disso, o capitão e lateral-direito Patric usou uma braçadeira nas cores da bandeira LGBTQIA+, sigla que faz referência a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexual, entre outros grupos e variações de sexualidade e gênero.
Gil também foi homenageado na comemoração do primeiro gol do Sport. Após abrir o placar contra o Náutico, o atacante Everaldo e outros jogadores imitaram a dança "tchaki tchaki", que marcou a passagem de Gil no reality.
Em suas redes sociais, Gil acompanhou o jogo e comentou a comemoração do time. "Eu amo meu Sport!", escreveu em um Story do Instagram.
Entenda o caso
Gilberto foi alvo de comentários homofóbicos após dançar na Ilha do Retiro, estádio do Sport. O economista foi homenageado pelo time, visitou o estádio e ganhou uma camisa com seu nome. Quem criticou a performance de Gil foi Flávio Koury, conselheiro do clube.
Os áudios vazaram nas redes sociais e geraram revolta. Em um dos arquivos, o conselheiro faz críticas à postura do participante.
— Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, ou onde ele quisesse, eu não estava nem aí. Mas foi dentro da Ilha do Retiro, né, rapaz. Isso é uma desmoralização. Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que a gente está vivendo. Esses tempos novos, é isso. Não tem mais respeito. Filho não respeita pai, pai não respeita filho, não respeita irmão. Não tem amigo. É a depravação — disse Koury em um dos trechos.
Em seu perfil oficial, Gil se pronunciou e admitiu ter ficado abalado com as ofensas. "Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca muito! Mas sigo firme, e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo o que venho vivendo", escreveu o economista.
Após o conteúdo viralizar nas redes sociais, o assunto "Gil merece respeito" ocupou as primeiras posições dos Trending Topics do Twitter.