Atualmente duquesa de Sussex e esposa do príncipe Harry, Meghan Markle teve uma vida pública que chamava atenção muito antes de entrar para a família real. No entanto, nos últimos anos, estampou as principais manchetes dos tabloide britânicos ao decidir, junto com o marido, abrir mão de suas obrigações reais e construir uma vida fora da monarquia.
Muito criticada pela imprensa britânica, Meghan quebrou protocolos reais desde o início de seu relacionamento com Harry, em 2017. Para começar, ela não é britânica: nasceu no bairro Canoga Park, na região de San Fernando Valley, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No dia em que ela completa 40 anos, nesta quarta-feira (4), reunimos 10 curiosidades sobre a ex-atriz americana. Confira:
Já foi casada anteriormente
Antes de trocar alianças com Harry, ela foi casada com o produtor Trevor Engelson entre 2011 e 2013. O motivo da separação foi a rotina movimentada de gravações da série Suits, na qual Meghan atuava. A distância afetou o relacionamento do casal.
Tem identidade birracial
Sua mãe, Doria Radlan, é afro-americana e seu pai, Thomas Markle, é holandês-irlandês. Meghan afirma que sua identidade birracial é uma questão “bastante complicada”:
— Fico brava quando mudam meu tom de pele e removem minhas sardas numa sessão de fotos — explicou, em entrevista à revista Allure.
O casamento de Harry e Meghan foi um momento histórico para a família real do Reino Unido, em função das origens da ex-atriz. O nascimento do filho do casal foi ainda mais significativo nesse sentido. Archie é o sétimo na linha sucessória ao trono e, acredita-se, o primeiro de raça mista em tal posição na história da realeza britânica.
Possui formação dupla
Meghan se formou em Teatro e Relações Internacionais na Northwestern University, localizada perto de Chicago, no estado de Illinois.
Atuou também em filmes
Todo mundo lembra de sua participação na série Suits, mas Meghan também já apareceu em outras produções populares, como nos longas Lembranças (2010) e Quero Matar Meu Chefe (2011).
Já escreveu para Hillary Clinton
De acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph, aos 11 anos, Meghan escreveu uma carta para Hillary Clinton, na época primeira-dama dos Estados Unidos, para se queixar de uma propaganda de sabão sugerindo que o lugar de mulher era na cozinha. O fabricante de sabão mudou o anúncio.
É muito boa em caligrafia
Antes de conseguir emplacar a carreira de atriz, Meghan trabalhava como calígrafa freelancer, e disse à revista Esquire que era seu “pseudo trabalho de garçonete”.
Meghan não é seu primeiro nome
Meghan é o seu nome do meio. Seu nome completo é Rachel Meghan Markle. Ironicamente, ela compartilha o primeiro nome com sua personagem de Suits.
É melhor amiga da tenista Serena Williams
A tenista Serena Williams e Meghan são amigas de longa data. Elas se conheceram jogando futebol em uma partida de caridade e, agora, sempre que pode, a duquesa de Sussex vai prestigiar a estrela do tênis em jogos importantes.
Já foi assistente de palco
Antes de se consagrar como atriz e muito antes de conhecer Harry, Meghan trabalhou como assistente de palco e "garota da maleta" no programa americano Deal or No Deal por dois anos seguidos, em 2006 e 2007. A atração é como se fosse um Show do Milhão americano, no qual os participantes tentam ganhar a quantia de até US$ 1 milhão.
Abriu mão de ser capa da Vogue britânica
Pela primeira vez em 103 anos de história, a prestigiada edição de setembro da Vogue britânica teve uma editora convidada: Meghan, que pensou toda a revista junto do editor-chefe, Edward Enninful, em 2019.
Em vez de posar para a capa mais importante do ano para as publicações de moda, Meghan escolheu pessoalmente 15 mulheres que, na sua visão, promovem mudanças positivas no mundo hoje. A seleção foi de Greta Thunberg, a estudante sueca de 18 anos e ativista do clima, até Jane Fonda, atriz e ativista de 83 anos.