O Dia do Orgulho LGBT+ foi celebrado no domingo (28), mas o mês de junho inteiro é dedicado ao tema. Nas redes sociais, famosas divulgaram declarações de amor e mensagens de apoio e pedindo por mais respeito.
Veja as manifestações:
Bruna Linzmeyer
A atriz de 27 anos publicou uma mensagem em vídeo em seu Instagram contando um pouco de sua experiência e alertando sobre os perigos da homofobia.
– Eu não tive dúvida, eu não tive sofrimento, eu não tive dor, eu não tive confusão. Amo uma mulher e não tenho vergonha nem medo – disse na mensagem.
Eu não vou parar de beijar a minha namorada ou de fazer o que qualquer casal hétero estaria fazendo só porque uma outra pessoa está envergonhada.
BRUNA LINZMEYER
Ela namora a DJ Marta Supernova. As duas assumiram o relacionamento em abril.
Apesar de deixar bem claro que não tem medo, Bruna contou que já sofreu, sim, homofobia por demonstrar afeto em público. Mas ela deixou claro que esse tipo de atitude não a desmotiva:
– Eu não vou parar de beijar a minha namorada ou de fazer o que qualquer casal hétero estaria fazendo só porque uma outra pessoa está envergonhada. Se você está com vergonha, talvez você que tenha que se tratar.
Camila Pitanga
A atriz, de 43 anos, que assumiu publicamente o relacionamento com a artesã Beatriz Coelho em novembro do ano passado, publicou uma foto das duas agarradinhas neste domingo (27). Na legenda, escreveu apenas: "Orgulho".
Mais cedo, ela já havia postado um vídeo explicando o significado da sigla LGBTQIA+ e incentivou os seguidores a trocarem informações sobre questões de diversidade com ela.
– Não é vergonha ter dúvidas, vergonha é não querer aprender – disse.
Nanda Costa
A Érica de Amor de Mãe postou uma foto usando um brinco com a palavra "Sapatão". Em outro post, Nanda Costa falou da importância de ter o apoio de sua mãe, que integra o grupo Mães Pela Diversidade.
A atriz namora a cantora Lan Lanh há seis anos, apesar das duas terem assumido a relação publicamente apenas no Dia dos Namorados de 2018.
Marcella Rica
A atriz, de 28 anos, usou uma frase da canção Flutua, de Johnny Hooker e Liniker, que diz: "Ninguém vai poder querer nos dizer como amar" para se declarar para a namorada, a gaúcha Vitória Strada, de 23. As duas assumiram o namoro no final do ano passado, e desde então vêm trocando declarações nas redes sociais.
Brunna Gonçalves
A dançarina, que é casada com a cantora Ludmilla, foi direta no seu post: "Te amo, minha vida".
As duas oficializaram a união em dezembro do ano passado, quando a funkeira pediu a mão da namorada na festa de aniversário dela, em uma cerimônia surpresa. Em junho, elas tinham assumido o relacionamento. A bailarina faz parte do elenco de dança de Ludmilla desde 2017.
Glamour Garcia
A atriz, de 31 anos, que é transexual, postou uma foto com a bandeira do movimento LGBT+ e escreveu na legenda: "Respeita que dói menos".
Monique Evans
A ex-modelo e atriz, de 63 anos, postou uma foto beijando a esposa, a DJ Cacá Werneck, e, na legenda, explicou o motivo da data celebrada por elas:
"Os eventos também servem como manifestações contra a homo, trans e bifobia, direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e leis contra a discriminação", disse em um trecho.
Ricky Martin
Como a data é mundial, o orgulho LGBT+ foi celebrado também no exterior. O cantor Ricky Martin postou uma foto beijando o marido Jwan Yosef – de máscara. Os dois têm quatro filhos: os gêmeos Valentino e Matteo, de 11 anos, filhos de Martin que nasceram quando ele ainda era solteiro, Lucia, de um ano, e o bebê Renn, de oito meses.