A médica e influenciadora digital Romana Novais usou seu perfil do Instagram nesta quinta-feira (16) para contar detalhes do parto humanizado em que deu à luz Ravi, seu primeiro filho com o marido, o DJ Alok, na última sexta-feira (10).
Ao longo do texto, ela relembra as primeiras contrações, que começaram no dia 7, três dias antes do parto, até o momento do nascimento do bebê.
"Às 3h da madrugada do dia 10/1, o Alok percebeu que eu reclamava de dor em um espaço curto de tempo, o ritmo era de oito em oito minutos. A cada contração era uma visita à Lua de alguns segundos", metaforizou.
Romana detalha então a evolução da sua dilatação, a ida ao hospital, o estouro da bolsa, a angústia de não encontrar a pediatra que faria o parto logo de cara e a dor que sentiu no dia:
"Acontecia tudo rápido e demorado ao mesmo tempo, senti a maior dor da minha vida. Mas estava confiante e muito a fim de passar por tudo isso pra trazer meu filho ao mundo", refletiu.
A médica fez questão de reforçar que o marido e a mãe estiveram junto dela durante todo o processo:
"Ter a minha mãe ali foi fundamental, ela me dava forças, tranquilidade e me encorajava para não desistir", contou.
Quando já estava quase na hora de Ravi nascer, Romana considerou analgesia, mas foi encorajada pela médica de que não precisava, pois já estava com 10 centímetros de dilatação. Porém, quando soube que a cabeça do bebê precisaria girar para ficar na posição certa para o parto, confessou ter ficado com medo e, junto com a equipe, decidiu tomar o medicamento.
"Sempre acreditei no poder da natureza, no sagrado do feminino e no poder de nós, mulheres, e, por isso, insistia", explicou.
Depois de fazer uma manobra para facilitar a rotação e o encaixe da cabeça de Ravi, o parto aconteceu de forma natural. Romana ainda contou que foi Alok quem cortou o cordão umbilical.
"Sim, doeu muito, mas faria tudo exatamente igual, foi incrível ver e sentir o poder da natureza agindo", finalizou.
Nos comentários, seguidores afirmaram ter se emocionado com o relato - inclusive a apresentadora Tatá Werneck:
"Nossa, chorei muito lendo! Parabéns! Que emoção", escreveu.