Nesta terça-feira (29), a supermodelo Naomi Campbell usou a sua conta pessoal do Instagram para fazer uma crítica à revista Elle alemã. Uma das matérias da revista tem o título "Black is back" - em português, "Negros estão de volta". A página afirma que "modelos de cor nunca foram tão procuradas como hoje". No mesmo texto, a repórter identificou uma foto da modelo Naomi Chin Wing como sendo outra modelo negra, Janaye Furman.
Em seu post, Naomi criticou a confusão e a abordagem dada às modelos, como se a presença de negras nas passarelas fosse uma tendência:
"Seu erro é altamente insultuoso em todos os sentidos. (...) Eu já disse inúmeras vezes que não somos uma tendência. Nós estamos aqui para ficar. Não há problema em celebrar modelos de cor, mas faça-o de maneira ELEGANTE e RESPEITOSA. Eu também, na minha carreira, já vi fotos de outras modelos creditadas com o meu nome apenas por causa da cor da nossa pele. Você sabe como é fazer o trabalho e nem receber o crédito do nome certo? Muito decepcionante para dizer o mínimo. Se você deseja uma conversa para saber como ter uma mente diversa, estamos aqui para sentar e conversar. É muito importante que uma revista seja culturalmente sensível e dê crédito onde é devido. Todos nós precisamos nos unir sobre esse assunto", escreveu ela.
Em resposta à postagem, a revista se manifestou em nota em sua conta oficial do Instagram, admitindo os erros citados por Naomi e pedindo desculpas a quem sentiu-se ofendido:
"Em nossa edição atual, estamos abordando a cor negra de diferentes ângulos. Como um dos tópicos, nosso objetivo era destacar mulheres negras fortes que trabalham como modelos para a indústria da moda. Ao fazer isso, cometemos vários erros pelos quais pedimos desculpas a qualquer pessoa que possamos ter ferido".