Mayra Dias é a representante do Brasil no concurso que reúne candidatas de 94 países na busca pelo título de Miss Universo 2018, cuja final é nesse domingo, 16. Mayra venceu o Miss Brasil em maio, representando o Amazonas - ela é a segunda amazonense a conquistar a coroa nacional. Desde então, vem se preparando para a competição internacional. A última brasileira a conseguir o feito foi Martha Vasconcelos, Miss Universo 1968. Antes, o título veio em 1963, com a gaúcha Ieda Maria Vargas.
Mayra tem 27 anos e é natural de Itacoatiara, município localizado a 271 km de distância de Manaus. Formada em jornalismo e pós graduada em Mídias Sociais, a miss trabalhava como jornalista em um programa na televisão do local do Amazonas quando ganhou o concurso nacional. Agora, Mayra apresenta o Fala Miss, no canal do Youtube que traz curiosidades sobre esse universo, além de entrevistas com profissionais da moda, beleza e dos bastidores do concurso.
Ser Miss Universo é sonho antigo para a jornalista: até conquistar a coroa nacional, Mayra já tinha participado de outras sete competições. Em entrevistas, ela já atribuiu como um de seus diferenciais a beleza natural que evoca, principalmente através dos cabelos escuros e sem química. Durante a preparação para o mundial, a Miss passou por uma leve mudança nos fios: uma texturização que garantiu um pouco mais de movimento ao visual.
Na Tailândia desde o dia 27 de novembro, Mayra já participou de algumas etapas que compõe o concurso. Um dos destaques foi o desfile do traje típico, em que as representantes de cada país revelam um figurino com traços da sua cultura de origem.
A Miss Brasil optou por um figurino que trouxe elementos das duas principais festas culturais do Brasil: a festa do Boi-Bumbá e o Carnaval. A peça, denominada "Deusa do Sol", foi assinada por Helerson da Maia e confeccionada por artistas de Parintins.
A peça que será usada no desfile de gala também surpreende pela beleza e detalhes, como ficou claro durante os desfiles preliminares, na noite da última quarta-feira, 12. O vestido, assinado pela mineira Fabiana Milazzo, foi confeccionado especialmente para a representante brasileira, e é todo bordada à mão. O trabalhou durou um mês e meio de produção. Pesando mais de 5kg, o traje está avaliado em R$ 25 mil.
A final será exibida ao vivo, a partir das 22h, pela Band TV e pelo canal por assinatura TNT.