Obama se emocionou ao falar sobre a esposa, Michelle, no discurso de despedida | Foto: AFP :: De Malala a Michelle Obama: mãe desenha mulheres inspiradoras nos guardanapos do lanche da filha :: Claudia Tajes: Nunca houve uma mulher como Michelle :: Michelle Obama fala sobre a despedida da Casa Branca em entrevista à Ellen Degeneres :: Primeira-dama reúne cantoras pop para cantarem hino de empoderamento da mulher
Um dos momentos mais emocionantes do contundente discurso de adeus de Barack Obama foi a homenagem que ele fez à primeira-dama, Michelle. Diante do público de mais 20 mil pessoas que lotou o centro de convenções em Chicago, ele agradeceu à mulher que esteve ao seu lado durante os dois mandatos na Casa Branca.
Bastou dirigir a palavra a “Michelle LeVaughn Robinson, garota do Sul" para a plateia levantar-se e saudar a primeira-dama com mais de 30 segundos de aplausos ruidosos. Mas não só o público se emocionou. Obama também secou as lágrimas ao dizer: "Pelos últimos 25 anos você foi não apenas e minha esposa e mãe das minhas filhas, você foi minha melhor amiga. Você assumiu um cargo que nunca pediu e fez isso com graça, estilo e bom humor". E prosseguiu: "Você fez da Casa Branca um lugar que pertence a todos. E uma nova geração sonha mais alto, porque teve você como modelo. Você me deixou orgulhoso. Você deixou o país inteiro orgulhoso".
Também não faltaram elogios às filhas, que cresceram sob os holofotes do poder e "carregaram por anos o peso de ser o centro das atenções com tanta facilidade", segundo Obama. “Malia and Sasha, sob as circunstâncias mais estranhas, vocês se tornaram duas maravilhosas jovens. São inteligentes e lindas, mas mais importante, gentis, cheias de ideias e de paixão." "De tudo o que eu fiz na vida, o que mais me orgulha é ser o pai de vocês", finalizou.
Durante a transmissão ao vivo, milhares de pessoas de diferentes partes do mundo, despediram-se da família Obama pelas redes sociais. E uma hashtag surgiu: #whereisSasha, perguntavam os internautas, estranhando a ausência da filha caçula. A explicação é simples, ela permaneceu em Washington DC porque tinha prova. Como não amar a família Obama?
Na internet, atrizes, escritores e cantoras também reagiram ao discurso de despedida:
E Obama respondeu...
Leia mais