Donna elenca nomes de personalidades que se destacaram neste ano em áreas como esporte, cinema, moda, TV, literatura e ativismo no Brasil e no mundo
22/02/2015 – Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, Patricia Arquette discursou sobre igualdade de gênero. “É hora de ter salários e direitos igualitários para todas as mulheres dos Estados Unidos.”
14/04/2015 – Gisele Bündchen fez sua despedida das passarelas na São Paulo Fashion Week: o desfile histórico pela Colcci emocionou o público e a top model, que foi às lágrimas.
1/6/2015 – “Me chame de Caitlyn”, diz a capa da Vanity Fair na qual o medalhista olímpico Bruce Jenner, 65 anos, ex-padrasto de Kim Kardashian, aparece publicamente como mulher. Sua transição para o sexo feminino consolidou Caitlyn Jenner como ícone do movimento transgênero.
2/7/2015 – Integrante da equipe do Jornal Nacional, Maria Júlia Coutinho conquistou os telespectadores com sua apresentação descontraída da previsão do tempo. Alvo de comentários ofensivos na página do JN, recebeu o carinho do público com a campanha #SomosTodosMaju e respondeu citando o vídeo da menina Carolina, oito anos, que viralizou na internet. “Quando alguém disse que ela tinha cabelo duro, Carol não titubeou e disse: ‘Duro é ter que aguentar pessoa ignorante falando que meu cabelo é duro’.”
30/7/2015 – Moradora de Porto Alegre, a jornalista Babi Souza, 24 anos, lançou o movimento “Vamos Juntas?”, que propõe às mulheres que se aproximem e andem juntas pelas ruas para coibir a ação de criminosos.
29/8/2015 – Anna Muylaert dirigiu e roteirizou um dos mais celebrados filmes do ano, o premiado Que Horas Ela Volta?. Durante um debate em Recife, ela se viu no centro de uma polêmica com dois amigos cineastas, Lírio Ferreira e Cláudio Assis, que a interromperam com comentários inconvenientes. Anna os desculpou citando o incidente como gancho para debater “o aprendizado da sociedade em aceitar situações onde o protagonismo é das mulheres e a coadjuvância dos homens”.
20/9/2015 – Atriz de How To Get Away With Murder, Viola Davis entrou para a história do Emmy como a primeira mulher negra a receber o prêmio na categoria série dramática. “A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”, discursou.
22/9/2015 – A interpretação de Grazi Massafera no papel da modelo Larissa em cenas fortes de Verdades Secretas – como a do estupro na cracolândia – a consagrou como atriz. E agora chega de chamá-la de ex-BBB.
20/10/2015 – Na mesma linha de “Chega de Fiu Fiu”, campanha criada em 2014 pelo Think Olga, o coletivo feminino fundado pela jornalista Juliana de Faria encabeçou o movimento #meuprimeiroassedio no fim de outubro. A campanha surgiu em resposta a comentários machistas direcionados a Valentina, 12 anos, participante do programa de TV MasterChef Júnior.
13/11/2015 – Por conta de seus vídeos espontâneos e sem tabus, Julia Tolezano, a vlogueira Jout Jout Prazer, 24 anos, ganhou fama na internet abordando tópicos femininos, a ponto de página no Facebook ter sido desativada em novembro como forma de retaliação do grupo Orgulho de Ser Hétero. Jout Jout ficou ainda mais conhecida em todo o Brasil ao ser entrevistada por Jô Soares, em uma conversa que gerou polêmica nas redes sociais pelo fato de o apresentador ter feito perguntas constrangedoras à jornalista carioca.
19/11/2015 – Com o romance Quarenta dias, a escritora e freira Maria Valéria Rezende, 73 anos, venceu a 57ª edição do Prêmio Jabuti. Como laboratório para a trama, a autora passou 15 dias perambulando pelas ruas de Porto Alegre como se fosse a protagonista do seu livro, que vem do Nordeste ao Sul e surta em busca de uma pessoa desaparecida.
1/12/2015 – O tradicional calendário da Pirelli trocou as supermodelos por 13 mulheres inspiradoras em suas carreiras. A comediante americana Amy Schumer, 34 anos, foi um dos destaques: “Uso 40 e não tenho planos de mudar. Ou você aceita ou vai embora”.
7/12/2015 – Após pedidos de fãs da diretora do filme Selma (2014) feitos à Mattel, fabricante da Barbie, a cineasta americana Ava DuVernay, 43 anos, ganhou uma boneca especial em sua homenagem, com edição limitada para colecionadores. As unidades se esgotaram em 11 minutos pela internet.
9/12/2015 – Na estreia do Brasil no Torneio Internacional de Natal, contra Trinidad e Tobago, Marta superou o feito de Pelé na Seleção Brasileira como maior artilheira: a jogadora chegou a 98 gols com a camisa do Brasil.