No inverno, costumamos comer mais pelo clima e também porque o corpo precisa de mais energia pra se esquentar. É supernormal. Com isso, muita gente acaba ganhando uns quilinhos, mesmo achando que está comendo "quase igual" ao que comia no verão. É impossível, pra mim, não dar uma largada no fim de semana e se jogar nas tentações. Ninguém é de ferro. Por isso, costumo equilibrar algumas refeições (às vezes o jantar e nas segundas-feiras até o almoço) com shakes. Mas e aí, será que vale? Faz mal pra saúde?
Fui conversar com a farmacêutica Karina Zandona, da Vida Nova Manipulação, de Porto Alegre, que criou o shake Fibras e Saciedade, desenvolvido para a manutenção do peso nos dias mais frios. O shake chamou minha atenção logo de cara: fonte de proteínas e fibras e feito com farinha de feijão branco, que bloqueia cerca de 15% dos carboidratos ingeridos (bom, né?), tem cerca de 40kcal por porção, virando uma ótima pedida para substituir refeições (ela indica para os lanches e pós-treino) e manter o peso de uma forma saudável.
Então, falando das propriedades, que é sempre legal entender:
Os shakes são, normalmente, cheios de fibras, que são ótimas para saúde e para o funcionamento do organismo. Quanto mais rica sua dieta for em fibras, melhor. Existem dois tipos de fibras. São elas as solúveis que se dissolvem na água, formando um gel espesso e saciando a fome (alimentos integrais, frutas e legumes); e as insolúveis, que não se dissolvem na água, são digeridas parcialmente pelo organismo, melhorando a função intestinal (sementes e os cereais).
As fibras também ajudam a perder peso. Elas são alimentos vegetais que não são digeridos pelo corpo e não contém calorias. Por isso, saciam. Também fazem a barriga desinchar, já que melhoram o trânsito intestinal e fazem uma "faxina" no organismo. Elas também absorvem açúcares e gorduras que a pessoa ingere, diminuindo o peso, baixando o colesterol e a glicemia.
Mas fique ligado: toda dieta rica em fibras (e em shakes) precisa de muita água pra funcionar. Se você não beber bastante água ao longo do dia, o sistema pode se inverter. Isso porque, sem a água, as fibras não exercem sua função. Por isso, quando consumir muitas fibras (o que é ótimo), consuma também muita água (ou chás, chimarrão, etc.).
Vocês gostaram? Eu adorei. Quem tiver mais dicas de dieta no inverno, compartilhe com a gente aqui.