Mudar o visual de uma área da casa nem sempre significa custos exorbitantes. Segundo a arquiteta Gigi Gorenstein, em áreas externas ou interiores, há diversos recursos que podem viabilizar uma repaginada.
— Nessas ocasiões, sempre avalio as peças que podemos manter e mesclar com elementos novos, promovendo adaptações. Esse processo contribui para que os custos não fujam do orçamento e, posteriormente, garante a possibilidade de substituir aquilo que permaneceu durante essa etapa. Certamente, deixa a parte financeira mais tranquila — diz a profissional.
Nessa lógica, pode-se trocar móveis, pintar estruturas ou apostar em revestimentos, como papéis de parede. Antes de qualquer alteração, porém, a recomendação é planejar e verificar aspectos-chave, como posição das instalações elétricas, por exemplo.
Confira algumas dicas de Gigi para renovar os ambientes com investimentos estratégicos:
1. Mosaico na parede
Quadros diferentes e em combinações personalizadas – incluindo porta-retratos – são uma boa pedida para renovar um espaço que anda apagado. Chamados de gallery walls, esses painéis autorais também podem ser um local para eternizar boas lembranças.
2. Verdes
Usar plantas na decoração segue em alta e funciona bem em todos os cômodos. A recomendação é verificar quais espécies são mais recomendadas para o ambiente. E, claro, tomar os cuidados necessários quando houver circulação de crianças e pets.
3. Texturas
Cimento queimado nas paredes foi a aposta para mudar a estética do dormitório. Uma cabeceira estofada ou mesmo a pintura de meia-parede também podem ser boas soluções. Em alguns casos, um novo enxoval de cama já deixa o quarto com cara nova.
4. Pontos de cor
Este espaço que integra salas de estar, jantar e home theater ganhou pontos de cor. As almofadas estampadas destacam as poltronas neutras da varanda.