As espécies de visual exótico seguem no topo da preferência dos plant lovers e algumas delas despontam também entre as tendências na decoração de interiores. Com características, tons e até nomes fora do lugar-comum, destacam-se não apenas no ambiente físico, como chamam atenção no universo virtual, colorindo posts orgulhosos nas redes sociais. Segundo Aniele Lima de Barros, à frente da Seiva Bruta, de Novo Hamburgo, a busca pelo incomum vem se tornando cada vez mais atraente entre os adoradores do verde em casa.
— Depois de aprenderem a cultivar as mais tradicionais e populares, os plant lovers querem agora se aventurar por verdes frondosos desconhecidos, de aparência distinta e tê-las como obras de arte — pontua.
Na classe das diferentonas, Aniele ressalta o sucesso das silhuetas que imitam árvores, com fendas, folhas grandes, de aspecto dramático e cores diferentes.
E, para além deste aspecto, a profissional reforça o papel das plantas no bem-estar.
— Nos últimos anos, definitivamente, houve um boom quando se fala em plantas de interior. Mais que um hobby, estudos comprovam o quanto cercar-se delas tem benefícios terapêuticos. Além de vida e beleza, este cuidado é gratificante, um ato de atenção plena. O fato é: depois que você começa, não volta mais — comenta.