Um pilar no meio da sala e duas amplas laterais envidraçadas limitaram as possibilidades de configuração do living de um apartamento no bairro Rio Branco, de Porto Alegre. A complexidade do espaço é original da construção e não fruto de uma integração de sacada e sala, explica Manoela Py, do escritório Pura!Arquitetura. Ela preferiu incorporar o elemento indesejável ao ambiente, sem tentar disfarçá-lo.
— O tapete e o banco em toda extensão da janela "abraçam" o pilar, como se ele fizesse parte da composição — afirma a arquiteta.
Os clientes tinham duas necessidades específicas: muito espaço para as visitas se sentarem confortavelmente e local para guardar as coleções de CDs, DVDs e livros. Além do banco-baú (que serve às duas funções), o reformado móvel da TV, o sofá, os três pufes e a cadeira de aproximação em palhinha atendem aos requisitos de armazenamento e acomodação.
Baixos, o sofá e o banco não obstruem a entrada de luz natural pelas janelas, que receberam cortinas horizontais em alumínio off-white e reposteiros em linho sintético.
Veja as fotos: