Com um ano de intervalo entre os projetos, o quarto do casal de papais e da pequena Martina estão alinhados no uso de cinza, à marcenaria sob medida e da escolha por de papéis de parede neutros. Nada de coincidência, segundo a arquiteta Laura Blacher, do escritório Blacher Arquitetura, do qual é sócia da irmã, Alice.
– Foi consciente pelo fato de ser o gosto do casal essa estética para os quartos. Bem ao contrário da sala, onde eles quiseram preto e cinza-escuro. Nos dormitórios, a preocupação era muito grande para deixar o ambiente claro e neutro. Criar uma tranquilidade para a hora de descansar e ampliar os ambientes com cores leves e espelhos.
Para o espaço do casal, com 13 metros quadrados, a ideia era inserir o máximo possível de armários. Tudo foi projetado nos detalhes:
– O fato do quarto ter duas janelas e duas portas nos limitava, pois ficamos com menos área de parede. Para saber a real dimensão mínima de que precisávamos, catalogamos todas as roupas, qual a metragem de cabideiros tinham, as alturas ideais para sapatos e botas, quantas gavetas eram necessárias e o que iria em cada. Até as maquiagens foram medidas para que os nichos fossem funcionais.
SINTONIA DESDE O BERÇO
Desde o começo, foi descartada a ideia de uma temática ou um personagem para quartinho de Martina, com oito meses.
A ideia, foi partir de cores como branco e o cinza e pensar em soluções técnicas que tornassem o espaço funcional por muitos anos.
– Analisamos bastante medidas ergonômicas recomendadas, mas também consultamos "amigas mamães" para saber a real opinião durante a vida prática. Juntamos os itens de segurança com os da vida real, por assim dizer – diz Laura.
Além da marcenaria neutra, os móveis já estão em posições em que estão previstas as alterações. A exemplo do berço, que virará uma cama tradicional e um painel ripado na parede, que hoje pouco aparece, será um dos complementos da decoração.