Os apartamentos cada vez mais compactos desafiam a criatividade de arquitetos e designers no aproveitamento de espaços. E as opções vão além dos móveis sob medida: buscar a funcionalidade total dos elementos da casa é uma das saídas para garantir uma boa utilização do ambiente, como é o caso dos móveis com rodinhas.
Essas bancadas que se deslocam de forma fácil podem passar despercebidas à primeira vista no décor, mas fazem diferença no dia a dia, servem como mesa de petiscos, bancada de apoio do churrasco, escrivaninha de escritório e mesa auxiliar.
– Essa ideia de embutir um móvel no outro para ter várias funções conjuga a questão da estética com a funcionalidade, combinação imprescindível nos dias de hoje, já que temos espaço restrito para criar – explica Bruna Teixeira, arquiteta à frente do Estúdio Intento ao lado de Ana Paula Gradaschi.
No projeto do Estúdio Intento, a ideia era esconder a bancada de apoio do churrasco para não atrapalhar a circulação na casa, já que estar e jantar são integrados (veja na foto acima). Durante a semana, a mesa amarela em fórmica – para garantir a durabilidade – fica acoplada ao móvel com gavetas e armários criado pelas arquitetas em tom fendi.
Já a sacada foi transformada no cantinho do churrasqueiro. O carrinho com rodízio serve como aparador e é peça-chave nos dias de churrasco por sua versatilidade e funcionalidade: tem um gavetão e duas portas para abrigar espetos e utensílios.
Leia mais: