Sempre lembradas pela alta resistência, as telhas de fibrocimento também requerem cuidados ao longo dos anos, para manter sua durabilidade em alta. Como, por exemplo, trocar as peças trincadas (sem remendos!) e criar o hábito de limpar as calhas, removendo sujeira, folhas ou até mesmo objetos que ficam presos no local.
Entre essas manutenções, é necessário ficar sempre atento às fixações, que podem sofrer afrouxamento ou mesmo perder um pouco a vedação por conta de borrachas ressecadas. Por isso é importante fazer manutenções preventivas, lembrando-se sempre de remover eventuais fixações danificadas, trocar as borrachas e vedar os locais para evitar infiltrações. Uma dica é usar um selante elástico.
Confira mais dicas da Brasilitcompleta, do grupo francês Saint-Gobain, para a manutenção das telhas de fibrocimento. E fique atento ao primeiro ponto com a segurança: nunca subir no telhado com as telhas úmidas e, para se locomover, usar tábuas apoiadas sobre a estrutura do telhado. Isso evita rachaduras ou mesmo a quebra das telhas.
TRÊS IDEIAS
Emendas de calhas e rufos
Na própria instalação ou durante a manutenção, reforce as emendas das calhas e rufos com selante com base de PU (poliuretano) ou manta asfáltica luminizada autoadesiva. Isso auxilia no combate aos vazamentos e infiltrações nestes locais.
Cumeeiras e espigões
Durante o trabalho de manutenção, é normal observar peças de acabamento danificadas ou até mesmo incompatíveis com as telhas de fibrocimento. Troque tudo isso por peças adequadas, lembrando-se também de tirar todo o resquício de argamassa do local.
Pintura
Com tudo bem limpo e seco, use tinta 100% acrílica nas duas faces, com o auxílio de trinchas, rolos ou pincéis.