Ter plantinhas em casa pode fazer toda a diferença na decoração e no bem-estar. Com o corre-corre da rotina, a ideia é incrementar os ambientes com espécies de cuidados simples e resistentes.
Como a maior parte dos imóveis não tem uma área aberta ou, em alguns casos, uma incidência solar ideal, a bióloga Adriana Schüler, da Bendito Verde Paisagismo, listou algumas dicas para quem não quer abrir mão de ter um jardim em vasos dentro de casa.
ESPADA DE SÃO JORGE
Planta extremamente resistente, ideal para jardins ou vasos de baixa manutenção. Entretanto, apresenta crescimento lento. Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, todas com estriações de um tonalidade mais escura.
Podem ser cultivadas à pleno sol mas resistem muito bem a meia sombra, ideal para ter dentro de casa. Resiste à pouca água, ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade.
CLOROFITO
Planta de fácil cultivo e baixa manutenção. A variedade mais conhecida possui listras verticais verdes e brancas.
Bastante utilizada em vasos suspensos e jardineiras, onde seu aspecto pendente é valorizado. Adapta-se muito bem a interiores, tolerando inclusive ar-condicionado. Também pode ser aproveitada em canteiro mas não tolera pisoteio.
ALOCASIA AMAZÔNICA
Planta belíssima, com folhas que alcançam até 60cm de comprimento na forma de coração, e apresenta as bordas recortadas em ondulações. A parte superior é cor verde-escura com grandes nervuras esbranquiçadas bem marcadas. No Sul do Brasil, no final do outono, ela perde as folhas e entra em dormência, retornando no final da primavera. Não tolera sol direto, mas aprecia luminosidade e gosta de água.
DRACENA MARGINATA OU DRACENA DE MADAGASCAR
A dracena-de-madagascar é uma planta arbustiva, aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura. Suas folhas são longas, lineares, as folhas possuem coloração verde escura com margens vermelhas estreitas. Bastante utilizada para interiores, porém necessita de um vaso grande e gosta de luminosidade. A manutenção sed á com adulações anuais e rega de 1x por semana, geralmente.
VIOLETA
A violeta é uma planta delicada, porém não necessita de muito cuidado. Possui folhas verdes em formato de coração e é aveludada na superfície superior. As flores variam bastante em cor, sendo encontrada em muitas variedades, para todos os gostos. Deve ser cultivada a meia sombra, porém com luminosidade. A dica é regar uma vez por semana somente a terra, evitar molhar as folhas e não deixar água no pratinho para evitar o apodrecimento das raízes.
BEGÔNIA
As begônias se apresentam em diversas espécies de tamanho e cores diferentes, tanto das folhas quanto das flores. A variedade begônia-red é a que apresenta as mais lindas variações de cores e formatos nas folhas. Todas indicadas para cultivo a meia sombra e para dentro de casa. Gostam e água e luminosidade.