Após três anos trabalhando em uma sala de aproximadamente três metros quadrados, Liana Lamare sonhava em ter um escritório grande o bastante para poder conectar ideias. E foi graças a suas conexões que foi criado o Ateliê 296, em um imóvel de 120 metros quadrados distribuídos em cinco ambientes, disponibilizado para locação por um de seus clientes, que permitiu que ela reformasse como bem entendesse.
Ao retirar o reboco das paredes para deixar o tijolo à vista, Liana teve que lidar com um vão entre a estrutura e o rodapé. À primeira vista um problema, o detalhe foi logo incorporado na iluminação, instalada justamente neste espaço – o que ajudou a compor o ar industrial contemporâneo que norteia o projeto. Para equilibrar o preto das luminárias pendentes e da tubulação por onde passa o cabeamento da casa, a arquiteta adicionou personalidade por meio de objetos pessoais.
– Por ser um imóvel alugado, meu objetivo era gastar o mínimo possível, então foi tudo feito com base no reaproveitamento, com o máximo de criatividade – conta.
Clima de loft nova-iorquino
O cabeamento do imóvel fica escondido na tubulação preta instalada para conferir um ar industrial, presente também na iluminação no vão do rodapé e na parede de tijolo à vista – visual encontrado por baixo do reboco removido.
Street vintage
O xodó do projeto é o grafite criado pelo amigo gordo musique para o ambiente onde costumava ficar uma cozinha. Aplicada sobre azulejo para manter o ar retrô, a arte foi feita com as cores prediletas da arquiteta, contrastando com o preto das luminárias pendentes, que mantêm o clima industrial contemporâneo.
Meu escritório, minha vida
Para acrescentar um colorido especial ao mobiliário em melamina branca com madeira natural de embuia feito sob medida pela Batalla Alves, Liana decorou o ambiente com souvenirs de viagens e outros objetos que têm algum significado em sua trajetória pessoal e profissional, destacando-os por meio da iluminação nos nichos. Para baixar o custo, o piso de parquê foi lixado e tratado com sinteco, acrescentando um ar retrô que também combina com o frigobar da Brastemp. As cadeiras são da Rivatti.