Quando se descreve um ambiente como quase 100% branco, a memória sempre remete a um espaço frio. Neste trabalho de arquitetura de interiores, Máira Ritter transformou o living integrado à cozinha e a um segundo quarto em uma proposta monocromática com personalidade marcante e também acolhedora.
– Pensamos um piso amadeirado, mas a moradora queria este efeito sem veios.
Leia mais:
Paisagismo e decoração com madeira realçam ambientes externos e internos
Tempero em doses. Já pensou em fazer hortas em recipientes pequenos?
Como combinar tons de placas de tijolos com pisos de porcelanato ou ladrilho
O porcelanato com aparência de concreto aqueceu a proposta e ficou mais interligado com que ela queria inicialmente: o branco total, apenas com exceções pontuais – explica a arquiteta.
A integração com um antigo quarto, no setor onde fica uma pequena mesa de refeições, deixou de herança uma viga estrutural. Para usar esse empecilho a favor da distribuição do layout, foi desenhado o volume da TV, que na lateral ainda exibe nichos para livros. Também nesta área, a arquiteta projetou um armário com quatro portas de espelhos, usado como louçaria.
Para o estar, um leve cinza surge para combinar com o piso e é onde a maior parte das texturas estão concentradas. Na porta do bufê, o tecido sintético traz o toque da pele de crocodilo, e os tapetes mesclam a proposta indiana do modelo com trama de lã e linha de bambu. E um toque profissional: na parede atrás do sofá, um painel com frisos – branco, como todo o restante da marcenaria – garante o conforto visual sem quebrar a sintonia dos tons.
Segundo Máira, a cozinha foi um desafio à parte.
– Quem quer esse mesmo resultado, precisa pensar na questão dos eletrodomésticos. Hoje, os modelos em inox predominam, mas podem quebrar todo o estilo. Acredito que seja necessário optar pelo branco para estes itens – define.
Materiais diferentes, mesmo tom
O volume que forma a ilha que divide cozinha e estar tem dois níveis de altura: a mais alta em pedra vulcana, e a mais baixa em laca acetinada
Vista valorizada
Como o cooktop está instalado na ilha, foi possível colocar um espelho na parede atrás da pia, sem medo de trincar por causa do calor. Assim, enquanto usa-se a bancada, é possível aproveitar a vista com a paisagem do Guaíba refletida
Dois em um
A mesa e as cadeiras de design clean, iluminadas por uma arandela italiana, são usadas tanto para refeições quanto para o notebook
Monocromático
1 Pense em texturas diferentes, como a superfície lisa da laca e o toque do crocco dos tecidos sintéticos. Pedras naturais também são boas ao toque, mesmo quando predomina o branco.
2 Faça uma escolha de efeito discreto, para roubar a atenção em pequenas doses. Neste projeto, Máira pintou o nicho do armário aéreo da cozinha de azul. Os trilhos e um dos tapetes são pretos.
3 Luzes são ótimas pelo jogo de luz e sombra. Esses cenários esquentam o branco sem abrir mão do neutro.
4 Varie as formas. A marcenaria é reta, mas as mesas são redondas, por exemplo.