Foto: Pablo Teixeira/ Divulgação
Ter uma casa em alto-mar é luxo para poucos. O perfil de uso destas embarcações, porém, mudou nos últimos anos: em vez de investimento para curtos passeios, agora estes barcos são cenário de programas de lazer para a família toda.
Quem adquire um iate tem a opção de comprar o projeto pronto do estaleiro ou personalizá-lo antes de sair da fábrica. É aí que entram profissionais como Ricardo Cavichioni e Danielle Santos, arquitetos de Florianópolis que se especializaram no segmento e criam ambientações ou promovem reformas. Foi o caso deste Intermarine 76 pés.
Em 23 metros de comprimento, com dois andares abaixo do convés principal, o iate tem quatro suítes, com duas camas de casal e quatro de solteiro. Se para pernoites é possível acomodar até oito pessoas, em ocasiões festivas o proprietário já recebeu até 35 pessoas.
Foto: Pablo Teixeira / Divulgação
A sala da embarcação é considerada o cartão de visitas: com estilo clássico, recebeu marcenaria sob medida em compensado naval com laminado de carvalho americano e acabamento envernizado
O desenho dos móveis é arredondado para fins de ergonomia. O arquiteto destaca o uso de materiais específicos para o segmento náutico, como itens inquebráveis nos acessórios de cozinha. No caso deste Intermarine, porém, há até louças de cristais: gavetas ganharam encaixes próprios para taças e copos para não trincarem em caso de trepidação - o que é raro, aliás, já que é de ponta a tecnologia de estabilidade na água.
É este avanço que permite a presença de móveis soltos na decoração do iate, como as cadeiras Ghost de acrílico no recanto de jantar. Outro luxo permitido na embarcação é o uso de carpete na sala e nos quartos: impermeabilizados, resistem a muitas idas e vindas de banhos de mar. Outros revestimentos como couro - no sofá branco e até no forro - chamam a atenção.
Para não enjoar
Tons claros compõem o visual das áreas internas do iate. As cores mais escuras ficam por conta do padrão clássico da madeira para evitar um visual muito pesado no décor. As tradicionais listras - referência ao padrão navy - pontuam acessórios como as almofadas e o enxoval dos quatro dormitórios