Comprar móveis novos para a casa custa caro, mas que tal montá-los a partir de materiais descartados? Há soluções alternativas para quem quer mobiliar um recanto bonito e confortável sem estourar o orçamento.
Uma decoração que está bastante em alta utiliza materiais usados para compor peças de uso diário. Estamos falando dos pallets, estruturas de madeiras, facilmente encontrados em feiras de todo o país, que podem ser montados de diferentes formas. Além de criar uma peça exclusiva e cheia de estilo, você estará contribuindo para o meio-ambiente reaproveitando materiais que seriam descartados e, por consequência, estará reduzindo a derrubada de novas árvores.
Garimpamos três ideias em escritórios e apartamentos de Porto Alegre para inspirar sua próxima mudança no visual da sala. O estilo das mesas e dos bancos é propositalmente rústico, sem acabamentos de pintura, mas saiba que é possível transformá-los de maneira prática apenas lixando e escolhendo a cor de sua preferência. Use tinta esmalte sintético ou um stain que, além de proteger da ação do tempo, imita os tons das madeiras nobres.
Dependendo do local onde você encontrar os pallets, procure as estruturas de acordo com a finalidade à qual se propõe: com as ripas mais juntinhas ou mais espaçadas. A madeira mais comum destas peças é de pínus ou eucalipto. Para encaixar e prender os pallets por dentro, use mão francesa do tamanho necessário para o móvel criado ou barras de ferro em U.
Para dar uma finalizada ainda mais bacana, é possível colocar por cima um tampo de vidro, placas finas de cimento ou um tampo de MDF. Mais dicas: que tal substituir a cama por um estrado de pallets, feito um deque? Ou ainda bancos individuais, estofados ou não. Use a criatividade para compor algo que seja a sua cara.
Foto: Omar Freitas
Vai receber convidados em casa e não tem lugar para todo mundo sentar? Inspire-se nesta ideia de uma publicitária (foto acima): para receber convidados em sua formatura, ela arrecadou pallets em uma feira, comprou espuma e pediu para uma costureira fazer os almofadões em estilo futton. Coube muita gente na festa nos sofás improvisados.
Foto: Anderson Fetter
Ao pesquisar os preços de mesas e cadeiras, a agente de turismo dona deste apartamento tomou um susto. Solidário, o namorado comprou ferramentas de marcenaria e pallets. O projeto da mesa de lanches com bancos estilo canto alemão ainda não está finalizado e será aperfeiçoado no futuro com a colocação de almofadas e um baú para apoio das costas. O pé de ferro é solução para a mesa não ficar bamba.
ONDE COMPRAR PALLETS?
* Em feiras como a Ceasa (bairro Anchieta, em Porto Alegre), encontram-se pallets e caixotes de madeira a partir de R$ 10. Negocie o valor: os vendedores estão acostumados com pedidos de pechincha.
* Fábricas e lojas que vendem pisos frágeis como cerâmica e porcelanato entregam estes produtos protegidos por pallets. Informe-se sobre as áreas de descarte destes materiais para saber onde estão os achados na sua cidade.
* É possível comprar também pallets a pronta-entrega pela internet em sites como www.ecopallets.com.br (de São Leopoldo) e www.paleteiro.com.br ou até móveis prontos em sites como www.apalleteria.com.br