A escolha da cabeceira depende de fatores como o tamanho do quarto, a incidência de luz, de quanto se pretende gastar e, claro, do gosto dos moradores. Não existe um modelo ou regra a ser seguido com rigidez, mas opções que se encaixam melhor em cada tipo de ambiente e à vontade do dono por uma proposta mais ou menos VIP.
Uma das primeiras questões a ser avaliada em um projeto é a presença ou não de elementos restritivos na parede da cama,onde será instalada a cabeceira, como janela ou split, e a necessidade de usar outros móveis alinhados, a exemplo das mesas auxiliares de cabeceira.
- Se a parede está vazia, pode-se trabalhar com cabeceiras mais altas e forradas, que criam um efeito imponente e sofisticado ao quarto, principalmente pela escolha do revestimento. Com paredes comprometidas com o split, por exemplo,optamos por cabeceiras mais horizontais,que farão composição em cor ou estilo com o que resta de parede entre a cabeceira e o aparelho - diz o arquiteto Rogério Pandolfo.
Veja abaixo fotos de uma seleção de diferentes cabeceiras e escolha a que você mais gosta! Clique sobre cada uma das fotos para vê-las ampliadas.