Símbolo emblemático da noite parisiense, o famoso cabaré construído em 1889 foi cenário de um dos musicais cinematográficos mais comentados dos anos 2000. Ao evocar o ambiente boêmio da Belle Époque, a arquiteta Monique Oliveira Fontes buscou inspiração para compor a Sala de Figurino Musical Moulin Rouge, de 40 metros quadrados.
Acima do tablado de madeira, o painel de 3,10m x 2m com adesivo colado sobre a parede congela a cena em que os protagonistas do filme - Nicole Kidman e Ewan McGregor - se beijam à luz do glamouroso moinho vermelho e da Torre Eiffel. Ladeada por cortinas de veludo bordô, a bancada representa o palco da casa de espetáculos.
- O filme se passa no final do século 19, e o estilo característico dessa época para mobiliários e decoração era o neoclássico mesclado com o ecletismo e historicismo - define a autora.
Para retratar essa época, o mobiliário destacado por dois imponentes lustres de cristais azulados é inspirado no estilo francês: a chaise longue com veludo capitonê bege, a mesa tipo vitrina expositora com bronze, as poltronas Dom José com brocado bordô e as poltronas vitorianas revestidas de veludo azul.
- Os frequentadores do cabaré buscavam se divertir e beber, por isso, o cenário inclui garrafas de bebidas diversas, taças e charutos - finaliza Monique.
Charme de Paris
Sala de Figurino tem decoração com móveis inspirados no estilo francês
Projeto da arquiteta Monique Oliveira Fontes remete ao cenário do musical Moulin Rouge
GZH faz parte do The Trust Project