Para contrapor os dias cinzas, o inverno pede cor. Foi o que concluíram os fabricantes de roupas de malha tricô de Nova Petrópolis e Picada Café, após algumas pesquisas de tendências para este ano. As novidades podem ser conferidas de perto – e compradas por preços diretos de fábrica – durante a primeira edição da Tricofest, que vai até o dia 19 de junho.
– Durante o desenvolvimento das peças a gente sempre observa as predominantes tendências. Neste inverno, o que está em alta são as cores, muito mais do que as formas, tramas ou tranças – garante o diretor de marketing da Tricofest e conselheiro fiscal da Associação de Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café (AMNPPC), Jonas Knorst.
Para ele, trata-se de um reflexo da pandemia, período considerado tão cinzento quanto os piores dias da estação mais fria. A fim de quebrar esse clima, segundo Knorst, até mesmo os materiais de divulgação da feira são bastante coloridos.
A Tricofest estreia em sua primeira edição como uma feira de malha tricô que reúne 24 malharias da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, promotora do evento. Em outro pavilhão ficam mais 19 expositores, com peças que ajudam a formar os looks da estação, como jeans, acessórios, pijamas, edredons e outros produtos típicos do inverno.
A feira teve início no dia 13 de maio e vai até 19 de junho, sempre às sextas, sábados e domingos, das 10h às 19h. A exceção é o dia 16 de junho, feriado de Corpus Christi, quando a Tricofest também estará aberta para visitação.
Mesmo estando na primeira edição, o evento já é considerado um sucesso. A expectativa é que 60 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos de Nova Petrópolis até o fim da feira.
Confira cinco motivos para visitar a Tricofest, em Nova Petrópolis:
Moda para todos os gostos
Além do preço ser abaixo do praticado pelo varejo, já que os expositores são os próprios fabricantes, a variedade também chama atenção dos visitantes. São roupas e acessórios feitos para homens e mulheres de todas as idades, de crianças a idosos, em diversos tamanhos.
Programa para toda a família
Até mesmo os bichos de estimação encontram roupas para se aquecerem no inverno. Por isso, a feira é pet friendly. Eles podem circular na coleira ou no colo e experimentar seus looks para a estação. Já a criançada tem se divertido bastante com o Tricolino, o urso polar que é mascote da feira e teve seu nome escolhido pelo próprio público.
Facilidade de acesso
O acesso ao evento é gratuito, assim como o estacionamento. Mais do que isso: todos os visitantes recebem um número da sorte para concorrer a prêmios. Serão dois vencedores, que terão, cada um, direito a uma peça de roupa por mês ao longo de um ano.
Gastronomia
A praça de alimentação inclui comidas típicas da região, que é de colonização alemã. São 10 estandes com embutidos, queijos, cucas e geleias, entre outros itens. Já na parte externa ficam os food trucks, com comidas tradicionais deste tipo de evento, como hambúrgueres e chopp.
Atrações culturais
A programação musical conta com oito horas diárias de shows. A área interna tem apresentação acústica, no estilo voz e violão, por duas horas. Na parte externa, uma bandinha típica alemã toca durante três horas para recepcionar os visitantes. E a Sunset Tricofest anima os fins de tarde, entre as 15h e às 18h, quando o público aprecia o pôr do sol com músicas escolhidas por um DJ.
I Tricofest – Nova Petrópolis
Quando: de 13 de maio a 19 de junho – sextas a domingos + 16 de junho, quinta-feira, (feriado Corpus Christi)
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Eventos – Avenida Padre Affonso Theobald, 1.700
Valor: entrada e estacionamento gratuitos
Visite o site do evento para saber mais sobre as atrações disponíveis na primeira Tricofest Nova Petrópolis. No Instagram e no Facebook você também confere os registros da feira