Existem muitos casos de desconfortos referentes a infiltrações indesejadas nos cômodos da casa ou do escritório que, muitas vezes, são consequências de problemas com vazamentos devido à ausência de um projeto de impermeabilização. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o montante dos gastos de recuperação e manutenção podem superar 2,5% do PIB, e representar de 10 a 15% do custo total da obra, contra 3% quando a impermeabilização é feita preventivamente. De modo geral, a carência de um projeto neste sentido corresponde a 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras.
Para algumas áreas frias referentes aos cômodos que se destinam ao uso da água, como as cozinhas, banheiros e áreas de serviço, é recomendado que haja uma impermeabilização adequada para que problemas futuros de infiltrações sejam evitados. Hoje, cerca de 3% do custo total de uma obra é destinado para uma impermeabilização preventiva.
O processo serve para impedir a passagem indesejável de fluidos e, principalmente, de água e vapores, e permitir a funcionalidade e durabilidade da construção. Além disso, protege contra problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração e outros componentes agressivos da atmosfera, como gases e poluentes que contribuem para a deterioração e degradação da estrutura.
Desta forma, a Redemac disponibiliza uma linha de impermeabilizantes da marca Quartzolit para cozinhas e banheiros que protegem da água, evitam bolor, mofo e umidade. Um dos produtos da linha que auxilia no projeto é o Tecplus Top Quartzolit, uma argamassa para áreas úmidas que recebem água em abundância, além de muros, rodapés e jardineiras. Também pode ser aplicada em reservatórios enterrados, fundações, alicerces, jardineiras, pequenas piscinas e reservatórios. A argamassa é semi-flexível e resistente à pressão e contrapressão d’água.
Confira algumas dicas de aplicação dos impermeabilizantes:
1. O impermeabilizante pode ser aplicado tanto com trincha como com rolo.
2. Para locais com umidade ascendente proveniente do solo são necessárias duas demãos. Já para locais com pressão hidrostática positiva ou negativa são necessárias de três a quatro demãos.
3. O consumo do produto equivale a 1,0 kg/demão/m², isso levando em conta o uso da trincha. Já na aplicação com o rolo há um aumento de consumo para 1,6 Kg a 1,8 kg/demão/m².
4. A tela estruturante pode ser utilizada como complemento para impermeabilização, inserida logo depois da primeira demão, garantindo maior resistência e flexibilidade.
5. Também pode ser usada em ralos, cantos, arestas e passagem de tubulações e no tratamento de fissuras.
Para saber mais detalhes sobre a linha de impermeabilizantes Quartzolit e outros produtos, acesse o site da Redemac.