Você se dá pausas? Para curtir momentos do dia, para respirar fundo, para ler um livro, ver um seriado, planejar aquela viagem – e azar que não saiba quando vai rolar! Sonhar é exercício. Te convido a ler a página devagarinho hoje, sonhando e curtindo. Um beijo.
Turismo entre túneis e viaduto
Há algumas semanas, estive no Vale do Taquari e conheci o famoso Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, com seus 143 metros de altura e 509 de extensão. É o 13º viaduto de uma sequência que começa no centro de Muçum. Oficialmente, a administradora da Ferrovia do Trigo não autoriza que os visitantes acessem seus trilhos e túneis. Mas a prática é diferente: diariamente, centenas de turistas caminham pelos dormentes, fazem fotos e se encantam com as maravilhas da engenharia que são esses belíssimos viadutos que cortam montanhas. A população local pede há tempos que a visitação seja organizada, para maior segurança dos caminhantes e para garantir a economia do lugar, cada vez mais dependente desse turismo.
Minha dica: se você for se aventurar, garanta pelo menos as informações sobre horários de trens – que fora da safra passam com menor frequência. Sugiro conversar com a dupla Valesca Pasqualetto e Sheila Garibotti, responsáveis pelo receptivo de turismo 100 Limite e que sabem tudo da região. Qual o melhor restaurante em cada cidade? Onde encontrar casarões históricos? Quantos túneis existem na Ferrovia do Trigo e onde estão? Onde tomar banho com segurança nos rios Guaporé e Taquari?
As duas são incansáveis fomentando o turismo local. Apoiadas pelo Sebrae RS, desenvolveram roteiros que envolvem gastronomia, descoberta de belezas naturais e história – como o passeio Vale dos Túneis e Viadutos, que visita nove empreendimentos de hotelaria a gastronomia, podendo ser feito em um ou em até três dias. Imperdível também é o City Tour Muçum, para conhecer a história e belezas naturais da pitoresca cidade conhecida como Princesa das Pontes. Contatos podem ser feitos pelos telefones/WhatsApp (51) 98267-3349 e 99356-9310 ou Instagram @100limite.turismo.
Delicadeza em cerâmica
O primeiro contato da Laryssa Araujo com a argila foi em 2014: “Lembro do primeiro dia que sentei e toquei na argila. Soube na hora que eu queria fazer aquilo. Trabalhar com as mãos é muito potente”.
E sorte a nossa que o hobby virou profissão, com a marca Lavanda. Porque cada peça é de uma delicadeza, cheia de afeto e propósito! O projeto é de Porto Alegre, mas envia para todo o Brasil. Tem conjunto de cafeteira com porta-filtro de cerâmica, cuia, xícaras em forma de coração, incensários e vasos maravilhosos, em várias cores.
Conheça o trabalho em lavanda.co ou no Instagram @lavanda.co.
Burger de cinema
Provei na última semana o hambúrguer do Five Points Burguer. O cardápio é todo inspirado na temática cinema.
A carne é angus, moída e assada na grelha, e o bacon, curado e defumado no local. Aqui em casa fomos de Butcher (160 gramas de angus, provolone defumado, bacon, cebola roxa, molho da casa e pão brioche), que apesar da profusão de ingredientes é de uma leveza surpreendente; e Happy Jack (160 gramas de angus, queijo prato, alface, tomate, cebola roxa, picles artesanal, catchup e maionese da casa, pão brioche). Para acompanhar, nuggets de frango (parecidos, porém melhores do que os daquela marca famosa) e almofadinhas de queijo gouda empanadas – que aguentaram crocantes até o fim!
Recebemos por delivery, mas vale também ir conhecer. O Five Points fica na Rua La Plata, 576, Jardim Botânico, e abre de quarta a domingo, das 18h às 22h. Pedidos pelo WhatsApp (51) 3377-8112 ou via site fivepointsburguer.com.br.