Michael Jackson foi um dos primeiros artistas a entregar sua arte em um pacote completo. Além da música, de qualidade indiscutível, ele valorizava a representação visual de cada novo projeto.
Os clipes icônicos do cantor eram verdadeiras experiências que misturavam história, coreografias elaboradas, direção de arte primorosa e looks extraordinários.
Uma das frases mais célebres atribuídas ao cantor ilustra bem sua postura em relação ao tema: "Se a moda diz que é proibido, então eu vou usar".
Quem consegue esquecer a roupa de couro vermelha usada em Thriller? E a jaqueta vinil de Bad?
Outra mania de Michael eram as calças cropped, aquelas de comprimento mais curto. Sua predileção pelo corte era devido ao fato que elas deixavam seus pés bem à mostra, valorizando ainda mais seus passos de dança sensacionais.
Veja como criar looks bebendo direto no estilo inesquecível do rei do pop:
Couro
Favorita dos anos 80, a jaqueta preta era usada com frequência. Mas é a de estilo motoqueiro vermelha que mais marcou, aparecendo em versões diferentes em Beat it e Thriller e em diversas apresentações ao vivo.
Estilo college
Mais um item amado pelo rei do pop. O modelo varsity tem mangas de cor diferentes.
Blazer branco
Michael usava look alfaiataria total ou em combinações modernas no tamanho oversized, tendência que está em alta.
Decorativismo
Brilhos e paetês surgiram nos seus looks durante a fase Off the wall com canções e ritmos de influência disco, mas nunca mais deixaram seus looks. Cristais e bordados reluzentes eram comuns. Spikes e tachas também figuravam, dando um toque mais rocker.
Militarismo
Apesar de décadas antes os Beatles terem aderido às jaquetas de exército na fase Sargent Pepper's, foi Michael o responsável por romper a barreira e trazer a influência dos uniformes para o centro das atenções.
Futurismo
Peças de verniz voltaram nas últimas temporadas e foram frequentes no armário de Michael na década de 1990. Metalizados como prata e dourado também eram constantes.
Chapéus
O modelo fedora era sua marca registrada. Mais que um acessório, era parte de suas performances. Há dois anos, o exemplar original usado por ele em Smooth Criminal foi vendido em leilão por 11 mil dólares!
Sem gênero
Nos seus últimos anos de vida, Michael desfilou peças incríveis das coleções femininas de marcas como Balmain e Givenchy, muitas inspiradas pelo seu estilo, quebrando preconceitos e antecipando um movimento cada vez mais forte, o da moda genderless.
Sempre à frente do seu tempo, o estilo de Michael Jackson será permanentemente moderno e inovador.