Implicante, dedicado, apaixonado. Cada signo tem uma personalidade na hora de amar. Para a astrologia, o planeta Vênus indica o tipo de linguagem afetiva que mais agrada cada pessoa. O signo em que Vênus está no mapa astral pessoal indica a maneira pela qual cada um expressa afeto e encontra realização no campo amoroso.
Para conhecer mais do significado da linguagem afetiva de cada signo, leia as descrições abaixo:
Áries
A linguagem afetiva do ariano é espontânea e assertiva. Esse signo não é do tipo que deixa as coisas subentendidas, muito pelo contrário. Áries é o signo mais sincero e direto do zodíaco. Quando gosta de alguém, logo deixa transparecer. Mas não pense que ele é do tipo fofinho, que escreve declarações de amor enormes. O amor de áries é do tipo que provoca, desafia, então não é incomum o ariano implicar com quem gosta.
O ariano adora grandes paixões, mas não gosta nem um pouquinho de conquistas fáceis. O que mais atrai um ariano é aquela pessoa de temperamento forte e decidido, que aparenta ser um grande desafio conquistá-la. Por ser impetuoso, pode tomar iniciativas de forma rápida e impensada. Seu temperamento corajoso, algumas vezes, pode fazê-lo começar embates e se arrepender depois. Mas, com a mesma facilidade que inicia uma briga, o ariano é capaz de deixá-la de lado.
Touro
A linguagem afetiva de touro é conforto. Quando o taurino gosta de alguém, vai preferir passar bons momentos junto ao seu amado. É do tipo que valoriza um bom jantar romântico, gosta de aproveitar aquela preguicinha de domingo e assistir a um filminho embaixo dos cobertores.
Touro adora conforto, mas não gosta de desperdiçar grana. Por isso, é do tipo organizado e pé no chão. O que mais agrada o taurino é a linguagem do prazer. O tempo de qualidade com o parceiro é fundamental para que esse signo estabeleça vínculo afetivo e viva as relações de forma apaixonada. Seu temperamento é seguro e estável, não muda de opinião facilmente e prefere manter as coisas sempre estruturadas. Não abre mão de sua segurança e de sua individualidade, e não suporta ficar vulnerável. Por isso, nem pense em provocar ciúme em um taurino.
Gêmeos
A linguagem afetiva de gêmeos é a novidade. Esse signo não suporta monotonia e relações cheias de regras. Para o geminiano, o amor deve ser dinâmico, curioso e o parceiro deve sempre estar disposto a conhecer novos lugares e pessoas. Valoriza a qualidade racional, o que muitas vezes pode trazer uma sensação de frieza quando se fala de romantismo.
A mente geminiana costuma prestar mais atenção às questões práticas. É do tipo que não gasta muito tempo avaliando sentimentos: quando gosta de alguém, logo puxa papo, convida para sair ou encontrar alguns amigos em comum. Seu temperamento é oscilante. Por isso, às vezes, pode parecer super interessado e, no outro dia, apresentar um humor mais distante.
Para se relacionar com um geminiano, a flexibilidade é fundamental. O que mais atrai esse signo é a compatibilidade intelectual: é do tipo que demonstra afeto conversando, trocando ideias ou trazendo alguma informação nova que pode facilitar a vida do parceiro. E não é nem de longe apegado.
Câncer
A linguagem afetiva do canceriano é o cuidado. Esse é um signo bastante protetivo, que adora dedicar sua atenção quando ama alguém. O canceriano costuma apresentar um temperamento mais recolhido e, em algumas vezes, até tímido quando o assunto é conquista amorosa. Ainda assim, por ser um signo de iniciativa, quando sente seu coração bater mais forte, segue logo a intuição, mesmo com timidez.
Para esse signo, a intimidade é fundamental para ser feliz no amor. O canceriano é do tipo que gosta de dividir momentos especiais com o parceiro, cozinhando juntos, cuidando da casa ou dos animais de estimação. É considerado um signo afetuoso e romântico, que pode ter uma forte imaginação e, por isso, a expectativa é seu maior vilão. Além disso, o canceriano é do tipo que se doa ao relacionamento, gosta de conhecer a família e as pessoas importantes para o parceiro, mas precisa ser tratado com muito atenção e cuidado, pois tende ao melindre.
Leão
Para os leoninos, é fundamental ser admirado pelo parceiro. Nada incomoda mais esse signo do que se sentir pouco valorizado ou receber pouca atenção. Ele é do tipo que gosta de receber elogios e se dedica para sempre mostrar sua melhor versão ao outro. É extrovertido e brincalhão, por isso, a linguagem afetiva que mais conversa com ele é aquela de temperamento leve e divertido, que sabe levar seus defeitos na brincadeira.
Também é um signo que preza pela disponibilidade. Afinal, não gosta de ser a segunda opção ou ficar esperando. Quando ama, é romântico, passional e protege seu parceiro com unhas e dentes. Gosta de influenciar as escolhas das pessoas que ama e, por isso, muitas vezes, ganha fama de autoritário e mandão. Se sente atraído por pessoas com poder de comando, com boa aparência ou cargos de destaque.
Virgem
A linguagem afetiva de virgem são os atos de serviço. É um signo muito dedicado às pessoas que ama e, com frequência, busca uma forma de ser útil. O virginiano é do tipo que observa e analisa e, quando gosta de alguém, não teme dizer o que precisa melhorar de forma sincera e objetiva. Por esse motivo é que os virginianos ganharam fama de críticos e detalhistas.
No amor, o virginiano é tímido e não gosta de extravagâncias. É do tipo que prefere fazer mais do que falar. Ainda assim, é bastante sensível e gosta de ouvir que é amado com frequência. Por ter um olhar muito avaliativo sobre si mesmo, pode não lidar bem com críticas, já que ele mesmo as faz constantemente. É racional, metódico e prático. Se sente atraído por pessoas organizadas e que estejam dispostas sempre a melhorar e crescer.
Libra
A linguagem afetiva de libra é a companhia. Esse signo adora estar ao lado de quem ama e, para ele, não existe maior desafeto do que a ausência ou a indisponibilidade de horários. O libriano é do tipo que gosta de ir a eventos junto com o parceiro, fazer amigos e, de preferência, não ficar parado.
Costuma ser bastante influenciado pelos pensamentos do parceiro, mesmo que não deixe transparecer. Para ele, é fundamental que haja uma harmonia entre opiniões e muitas vezes pode acabar cedendo para evitar conflitos. Aliás, o signo de libra não suporta grosserias e conflitos desnecessários. É do tipo que prefere ficar em silêncio do que comprar qualquer briga.
No amor, se sente atraído pelo romantismo, pela elegância e pelo fino trato. Adora ser bem tratado. Pode ser indeciso na hora de fazer escolhas, mas costuma ser bastante flexível em seus pontos de vista, aceitando a opinião das pessoas que o cercam.
Escorpião
A linguagem afetiva de escorpião é, sem dúvida, a intimidade. Esse é um signo intenso, romântico, mas também investigativo e observador. O escorpiano é do tipo que gosta de saber o que se passa com o parceiro e não suporta mentiras ou eufemismos: prefere a verdade nua e crua. Nada incomoda mais esse signo do que se sentir enganado ou ludibriado. Caso perceba essa intenção, vai demonstrar seu lado mais estratégico, frio e/ou vingativo.
No amor, o escorpiano pode ser desconfiado e ficar sempre com um pé atrás. Mas, depois que decide confiar em alguém, vai fazê-lo de corpo e alma, doando o seu melhor para relação. Esse é um signo que não gosta de ter seus sentimentos e fragilidades revelados pelo parceiro. Por isso, se quiser ter um bom relacionamento com alguém de escorpião, é melhor esperar o momento que a pessoa esteja pronta para falar de suas vulnerabilidades. Além disso, a sexualidade tem um papel fundamental para o romance com esse signo. Se não tiver química com o parceiro, certamente o relacionamento não irá longe.
Sagitário
A linguagem afetiva de sagitário é liberdade e aventura. Esse signo não suporta ser controlado e gosta de ter seu espaço. É do tipo que pode amar muito alguém, mas ainda assim vai precisar de seus momentos sozinho. Costuma ser curioso e cheio de ideias e filosofias próprias. Para que o relacionamento dê certo, é fundamental que encontre compatibilidade intelectual ou então que seja um parceiro para suas aventuras mais excêntricas.
É do tipo que ama viajar, conhecer outras culturas e não suporta passar muito tempo na mesma rotina. Nada desgasta mais um relacionamento para alguém de sagitário do que a mesmice. O sagitariano precisa de novidades e, se encontrar o parceiro para o acompanhar em suas aventuras, certamente será muito realizado. Seu temperamento é decidido e empoderado, por isso, muitas vezes leva fama de dono da razão e tem dificuldade em considerar opiniões diferentes da sua. No dia a dia, costuma ser extrovertido e brincalhão, mas, se estiver sob pressão, tende à grosseria e à indelicadeza.
Capricórnio
Para capricórnio, o amor se constrói com o tempo. Ele não é do tipo que acredita em amor à primeira vista ou em relacionamentos recentes. Esse signo costuma validar os sentimentos pelo tempo que as relações duram. De temperamento prático e pragmático, o capricorniano não entra em um relacionamento no qual não possa vislumbrar um futuro com o parceiro.
É do tipo que trabalha duro para oferecer o melhor para quem ama, mas pode ser teimoso e orgulhoso. Não gosta de expor seus sentimentos e pode ser mais sério e retraído quando o assunto é falar de suas emoções. Não costuma ser romântico, mas pode ser muito leal e dedicado.
Ainda que demonstre uma personalidade concisa, pragmática e sóbria, o capricorniano esconde uma sensibilidade que só é revelada para as poucas pessoas que vencem seus testes de confiança. Afinal, a desconfiança também é uma forte característica desse signo, que odeia perder tempo.
Aquário
A linguagem afetiva de aquário é aquela que permite a liberdade, as novidades e, é claro, muita interação social. Afinal, para esse signo, os amigos têm um valor especial e ele não suportaria uma relação que o afastasse de suas amizades. O aquariano costuma ter um temperamento mais racional, mas não pense que ele não ama com intensidade. Pelo contrário, quando se vê envolvido em uma relação, tende a se preocupar bastante com o parceiro, considerar suas necessidades e pontos de vista.
Ainda assim, ainda que bastante dedicado, irá precisar de momentos para ficar sozinho ou sair com os amigos. Para que um relacionamento dê certo com esse signo, é preciso respeitar seu espaço e sua individualidade. O aquariano é cheio de ideais e filosofias próprias, não suporta ser rotulado ou controlado e costuma defender seus ideais com afinco. Por isso, algumas vezes, leva fama de teimoso.
Peixes
A linguagem afetiva de peixes é sensível, poética, romântica e muito emotiva. Esse signo dá valor emocional às questões mais surpreendentes. Afinal, o pisciano tem uma linguagem própria e bastante única quando o assunto é amor. Tem um grande poder imaginativo e, por isso, muitas vezes pode acabar idealizando relações, o que dificulta o enfrentamento com as coisas que o desagradam.
Seu temperamento é delicado e cuidadoso. É do tipo que se importa com o que o outro sente e também costuma ter bastante curiosidade emocional sobre o parceiro. Por sua sensibilidade, é um excelente conselheiro e ouvinte, sabendo acolher aos outros com maestria. Ainda assim, pode se magoar com mais facilidade e, quando magoado, tende ao isolamento. É romântico, sonhador e adora ser conquistado.