O ano novo gregoriano acabou de começar, mas, para a astrologia, o ciclo se renova apenas no dia 20 de março de 2023. Para descobrir mais sobre as diferenças do ano novo astrológico, entenda os pontos abaixo:
Equinócio vernal
O ponto vernal é o momento exato em que o sol transita entre os hemisférios e ocorre entre os dias 20 e 22 de março, dando origem ao equinócio de outono para o Hemisfério Sul e o equinócio de primavera para o Hemisfério Norte.
Este é um ponto especial para astrologia e indica uma potente energia de renascimento e renovação. É o período do ano que corresponde ao ingresso do sol no signo de áries.
Sol em áries
Os estudos astrológicos foram originados no Hemisfério Norte, onde a primavera ocorre no fim de março. A primavera é um momento de expressão de potencialidade da natureza, quando a vida volta a florescer depois de um rígido inverno de recolhimento. Por este motivo, o grau zero do zodíaco representa o início da roda astrológica e acontece nessa estação.
Previsões do ano
As previsões astrológicas de um ano são calculadas na data do ingresso do sol em áries e consideram a localização. Ou seja, para que seja possível trazer informações de tendências vibracionais de um ano, é preciso saber o lugar de referência de um determinado país ou indivíduo, pois é a partir da observação daquele céu que informações mais precisas e específicas são atingidas.
A astrologia considera o ponto de vista a partir do lugar do planeta em que você se encontra. Por esse motivo, informações de navegação (como cidade, horário e local) são fundamentais para a construção de uma cartografia astrológica.
O mapa do ano novo astrológico
O mapa mais importante de tendências sobre um ano utilizado na tradição astrológica é o mapa do ano novo astrológico. Esse mapa indica as principais vibrações e energias que estarão presentes nos próximos doze meses — ou seja, até março de 2024.
A astrologia considera a posição dos planetas uma força influenciadora mas não determinante. Ou seja, a astrologia é tendência, e não sentença. Por esse motivo, os mapas do ano novo astrológico explicam as potencialidades que um ano pode trazer.
Período de transição
Os meses que antecedem o ano novo astrológico e que vão de dezembro a março são considerados meses de transição e encerramento de ciclos. No Hemisfério Sul, a energia do verão permite reflexão e maior contato com a natureza para que novos planos sejam organizados. É o período no qual uma nova vibração começa a ser preparada para ter seu início oficial no dia 20 de março.