Confinamento, quarentena, prisão domiciliar, filial do BBB, cada um chama do seu jeito. Eu vou de quarentena mesmo. A minha começou pegando um voo às pressas no Rio de Janeiro antes que as divisas fossem fechadas. Se é para ficar em casa, que seja na minha verdadeira casa.
A rotina é a de todo enclausurado. Acordar cedo. Ler os jornais na internet. Trabalhar. Ficar na internet. Trabalhar. Cozinhar. Almoçar. Ler. Trabalhar. Treinar os exercícios conhecidos com os poucos materiais esportivos disponíveis. Tomar banho. Ficar na internet. Cozinhar. Jantar. Ver um filme ou uma série ou o que seja. Ler. Dormir cedo.
É uma rotina feita de não acontecimentos. Você vai dormir já sabendo que o dia seguinte será igual.
Pelo menos arranjei uma tendinite para distrair. Agora eu durmo pensando: será que ela estará melhor amanhã?
Seria uma boa surpresa.
Assistir aos noticiários, embora fundamental, deixa o sujeito para baixo.
O número de infectados aumenta.
O salário – de quem ainda tem salário – pode sumir. Álcool gel, máscaras e luvas agora custam uma fortuna, isso quando são encontrados. Uns e outros não se emendam, nem o doutor Dráuzio escapou das fake news que eles espalham como mestres. O astrólogo Olavo de Carvalho diz que a pandemia não existe. O dólar segue nas alturas, a bolsa quase sempre em baixa.
O que fazer diante disso tudo?
Um consolo são algumas iniciativas generosas para tornar a reclusão forçada menos tediosa. A Casa de Cinema, por exemplo, liberou 24 filmes totalmente de graça no casacinepoa.com.br/o-blog. A Globoplay liberou, também de graça, conteúdo para crianças e adolescentes. A SPCine abriu o catálogo de filmes nacionais para quem quiser assistir em spcineplay.com. br.
Aplicativos grátis oferecem treinos prontos que não precisam de aparelhos e trabalham todos os grupos musculares.
Não dá para ir à academia, mas dá para malhar. Aplicativos grátis oferecem treinos prontos que não precisam de aparelhos e trabalham todos os grupos musculares. Entre as opções estão o Nike Training Club, o 8Fit e o Treino em Casa, todos grátis e disponíveis nas lojas do Android e iPhone. Agora, se a sua preferência for pela Academia de Letras, livrarias como a Pocket Store, a Baleia e a Taverna entregam qualquer livro na sua casa.
O Sakae’s, primeiro restaurante japonês de Porto Alegre – que teve a fundadora e musa dona Sakae nas páginas do caderno DOC da semana passada –, entrou no iFood depois de uma milenar tradição de não ter entregas regulares. O Atelier das Massas também está aberto para entregas. O Sandino, agricultor ecológico que vendia na Câmara dos Vereadores, vai fazer entrega de produtos orgânicos todas as quartas-feiras em Porto Alegre. Mais informações pelo WhatsApp dele (51 99644-4327). Quem vive de fazer comida para a clientela continua na ativa, agora entregando na porta: Clara, Quequéia, Laura, Dênis, etc, etc. Tenho os contatos, podem me escrever que eu passo.
E assim vai a quarentena. Cada dia, mais um risquinho na parede. Força na peruca e vamos em frente.
•••
Foi a Mariana Kalil, então editora da Revista Donna, quem me trouxe para esta página pelo que deveria ser uma temporada. E aqui estou eu até hoje. Para o Chico, a Lúcia, os pais da Mariana e todos que gostavam dela, um abraço e a certeza de que o mundo fica mais triste sem ela.