O fazer à mão é dos ofícios mais lindos - seja uma comida, um objeto, um bordado, uma costura, uma joia.... Ah! Uma joia. Que arte mais maravilhosa a da joalheria, não é? Ainda mais quando executada com carinho, com dedicação, com a própria designer idealizando, criando cada detalhe. É o que acontece na Bruta, marca gaúcha de joalheria artesanal da artista joalheira Bruna Vebber.
Buscando inspiração no feminino primitivo, na sabedoria intuitiva e na natureza, a Bruta nasceu para fazer joias de uma forma intimista e singular. Tudo é pensado com respeito à matéria, à forma, ao design, inclusive com foco no reuso de materiais.
A Bruta estreou em 2019 pelas mãos de Bruna, que se formou em Design de Produto na cidade natal, Caxias do Sul, e depois foi à Europa buscar cursos que diversificassem o conhecimento de feito à mão, como o de vitrais. De volta ao Estado, ela escolheu Porto Alegre para morar e começou a delinear sua grife com a primeira coleção, chamada Eclíptica, uma ode aos astros e à diversidade natural do solo representada pelos metais. No trabalho de estreia, três astros nomeiam e inspiram o visual das peças, sempre relacionados a um tipo de metal. A Lua surge em peças de cobre. O Sol ganha o tom do latão. E Saturno é feito de prata. Bruna interpreta os astros de muitas formas, mas o trabalho que se destaca são o das peças versáteis em construções que permitem diversos usos para uma mesma joia.
A artista joalheira também cria peças exclusivas para projetos especiais de cinema, teatro e música, como a joia de rosto e boca que desenvolveu para as fotos de capa do disco de estreia da rapper gaúcha Bart para o projeto Natura Musical. Bruna ainda desenvolve joias sob encomenda e peças que já se tornaram hit da jovem marca, como os piercings de nariz, adornos lindos e delicados para o rosto feitos com sobras das lâminas de recorte.
Em qualquer frente de trabalho, seja na coleção ou nas criações personalizadas, a designer tenta otimizar o uso de materiais e reaproveitar. Muitos clientes, inclusive, levam peças antigas que já não fazem mais sentido para ela recriar – e os resultados são de uma sensibilidade ímpar, que reflete a essência natural e crua da marca, mas também o desejo de cada um. Na Bruta, a joia é sempre sensível ao espírito de quem a escolhe porque Bruna é assim também, pura energia e afeto em cada peça que cria com as mãos e o coração. Experimente!