A Chica Bolacha é uma grife gaúcha que merece aplausos – muitos aplausos. Em primeiro lugar, óbvio, pelas criações leves, bem-humoradas, que bebem da fonte deliciosa e inesgotável do universo pop em estampas, em referências, em frases bem temperadas que levantam a moral da mulher. Que refletem o que a gente pensa – ou deveria pensar – sobre independência, autossuficiência, segurança, beleza.
A mulher da Chica Bolacha é sempre poderosa como todas deveríamos nos sentir. E essa bombada na autoestima feminina a Chica faz também com as mulheres plus, muitas vezes negligenciadas pelo mercado de moda. A Chica faz moda bacana para todos os tamanhos, do 38 ao 64: é all sizes.
“Não criamos moda para pessoas gordas ou magras. Criamos para mulheres. E elas têm todos os tamanhos”, define o manifesto da marca, que está prestes a comemorar 20 anos. Eis aqui o segundo excelente motivo para aplausos, não é mesmo?
Pioneira no all sizes, algo que a indústria de moda nacional segue resistente até pela dificuldade de se produzir grades tão extensas, a Chica foi criada para ser assim, democrática, por duas mulheres, Zanza e Thayná Candido, mãe e filha que uniram expertises. Zanza, modelista de mão cheia, sempre em busca do fit ideal. Thayná, jovem criativa e deliciosamente transgressora, envolvida no movimento punk feminista – sempre um tantinho presente nas criações da marca.
O resultado? De um lado, a modelagem exemplar, de outro, a criatividade provocativa: eis a essência da Chica. Sim. A marca não se importa com os convencionais certos e errados que ditam que volumes, estampas ou determinados detalhes devem ser evitados por quem é gorda.
A Chica não tolhe, não limita, não proíbe. Ao contrário: liberta com cortes, padronagens, ajustes pensados para cada tamanho, com corte, caimento, tecido escolhidos para vestir o melhor possível – e isso é um desafio e tanto cumprido com louvor pela grife gaúcha.
A cada 45 dias, a grife estreia uma nova coleção no e-commerce da marca, único ponto de venda das roupas atualmente e com clientes cativos em todo o Brasil. Ah! Também, mesmo que em menor escala, a Chica tem uma parceria masculina, o Chico, que nasceu em 2017 com roupas para homens de todos os tamanhos. Sempre mais democrática, né?