Distanciamento social e verão se aproximando são dois momentos que incentivam mais os cuidados com a pele. Estar mais em casa fez com que a gente olhasse mais para si, algumas começaram a meditar, outras a dançar, outras a se exercitar, outras procuraram formas de cuidar mais da pele. Eu me encaixo em todas essas "outras". E com a chegada das estações mais quentes, a gente acaba pegando um solzinho nem que seja na janela do apartamento, não é? Sabendo disso, devemos ficar mais atentas com os cuidados com a pele, porque com maior índice de radiação solar o surgimento de problemas com a pode ser agravado.
Convidei a dermatologista Katleen da Cruz Conceição, referência nos cuidados com pele negra no Brasil. A médica atende grandes personalidades como Preta Gil, Cris Vianna, Erika Januza e Hugo Gloss, ainda é gaúcha! E nos ajudou com alguns esclarecimentos e cuidados importantes que devemos ter.
Você é especialista em pele negra, mas atende todos os tons. Você acha que há mais dificuldades com peles mais escuras?
Sim, a pele negra ou peles que mancham possuem maior quantidade de melanina. Logo, qualquer trauma ou agressão à essa pele consequentemente pigmenta muito mais do que a pele branca. A utilização do filtro solar diariamente, até mesmo dentro casa e em dias nublados, auxilia a manter essa pele uniforme e livre de manchas.
Sabendo que a pele negra tem mais tendência a manchas, tem como evitar com que fiquem marcadas?Sim, utilizar filtro solar, produtos que auxiliam no clareamento dessas manchas como cisteamina, tranexâmico e thiamidol. Além da utilização de laser fracionado e laser picossegundos, sempre com dermatologistas.
É verdade ou mito que a pele negra não precisa de protetor solares?
É mito! Mesmo a pele negra pode desenvolver câncer de pele! Nos Estados Unidos, a Skin of color Society (sociedade que estuda pele negra) orienta os dermatologistas americanos a prescreverem e orientarem os seus pacientes negros a utilizarem filtro solar diariamente, assim evitarão câncer de pele. Aqui no Brasil, a sociedade brasileira de dermatologia promove uma campanha anual contra o câncer de pele a toda população brasileira, o que previne bastante o câncer na pele negra ou miscigenada.
Quais são as maiores dicas com cuidados para a pele negra?
Primeiro consultar com frequência com um dermatologista especialista, utilizar filtro solar de três em três horas na forma de gel creme/serum ou oil free e realizar procedimentos como laser, sempre com orientação de dermatologistas.
Duda Buchmann é uma blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.