Com a chegada do frio, é normal que as mãos fiquem mais ressecadas. Além disso, o hábito de higienizar a pele com álcool gel e a lavagem mais frequente das mãos também contribuem para esta condição.
Pensando nisso, conversamos com as dermatologistas Larissa Leopoldo e Camila Roos Mariano da Rocha para saber lidar com o problema. Veja:
Por que isso acontece?
A pele tem uma camada externa responsável pela manutenção da hidratação e da proteção em relação ao meio externo, explica Larissa. Essa barreira cutânea fica prejudicada nos meses do inverno porque as baixas temperaturas e a menor umidade do ar promovem perda de água e diminuição dos hidratantes naturais da pele. E, por causa disso, acontece o ressecamento da pele no frio.
Uma das principais medidas para conter a proliferação de vírus, a higienização constante das mãos também colabora para a perda dos hidratantes naturais da pele nesta área — por conta, principalmente, dos sabonetes e do álcool gel. Isso faz com que as mãos fiquem mais ressecadas e suscetíveis a doenças como dermatites.
Como evitar?
Na hora de escolher, opte por sabonetes associados a hidratantes. Não esqueça também de hidratar as mãos após cada lavagem ou aplicação de álcool gel.
Uma boa dica é repetir o ritual de hidratação das mãos antes de dormir, pois o produto ficará mais tempo agindo na pele, sugere Larissa.
— Os hidratantes que apresentam bons resultados são os que possuem, no geral, em seus ativos: glicerina, ceramidas, óleos hidratantes e silicones — indica a médica.
Em casa, prefira lavar as mãos com água e sabonete específico para seu tipo de pele, reservando o álcool gel para as demais situações, aponta Camila. O ideal é que água não esteja muito quente e que você prefira sabonetes líquidos.
Atenção também ao momento da faxina: as médicas indicam utilizar luvas ao realizar atividades que tenham contato com substâncias potencialmente irritativas, como detergente e produtos de limpeza.
Ressecou. E agora?
O ideal é que os cuidados com as mãos sejam potencializados, explica Camila. Quando a pele fica muito ressecada, podem surgir fissuras. A dermatologista lembra que há casos em que é necessário também o tratamento com produtos reparadores de barreira mais específicos - como Bepantol Derma, Cicaplast Baume e Dermon.
Se a sua pele estiver sensível, a dica é optar por produtos sem perfume. E fica o alerta: se surgirem lesões avermelhadas associadas a coceira e descamação, é importante que um dermatologista seja consultado para o diagnóstico e tratamento correto, recomenda Larissa.