Assim como a pele, os lábios sofrem diariamente com fatores externos como frio, sol e poluição. Por ser uma região extremamente delicada, tende a ser ainda mais afetada por esses danos.
– Os lábios são uma região de pele fina, formada por uma semimucosa, uma transição da mucosa oral para a pele estratificada que nós temos ao redor dos lábios. Essa região é amplamente agredida, pois, além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosméticos, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos – detalha o dermatologista Jardis Volpe, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Segundo o profissional, todos esses fatores fazem com que os lábios sofram com problemas como ressecamento e envelhecimento precoce. Mas é possível evitar através de alguns cuidados que o especialista explicou abaixo. Confira:
Esfolie
Ao menos uma vez por semana, faça uma esfoliação nos lábios com movimentos circulares. Isso é importante para remover as células mortas e as "pelinhas" soltas da região, deixando os lábios mais lisos, uniformes e bonitos. Para isso, utilize produtos específicos para a área, pois são mais suaves e menos abrasivos. Esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, a esfoliação acaba traumatizando a área e até gerando lesões.
Hidrate
Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, os lábios também podem sofrer com ressecamento e inflamações, além do envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante. Porém, a melhor opção para a hidratação dos lábios são os lip balms.
– Incolores ou não, os lip balms possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia – indica o dermatologista.
– É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”
Filtro solar, sim!
Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios. Por isso, é fundamental que você aplique diariamente protetores labiais com fator de proteção solar de no mínimo 30 FPS, que devem ser reaplicados sempre a cada duas horas.