Como complemento da fantasia ou estrela principal do look carnavalesco, o glitter é quase um sinônimo de maquiagem para os dias de folia.
Em tempos em que o visual com brilho já ganhou as grandes passarelas internacionais, as marcas de cosméticos dispõem de opções lindas e seguras, mas sempre é preciso cuidado quando o assunto é pele.
A dermatologista Clarissa Prati recomenda só comprar produtos com testes contra alergias comprovados e de origem confiável.
– Também é importante evitar aplicar o glitter em áreas de mucosa ou muito próximo aos olhos, especialmente em crianças, pois o suor ou lágrimas podem fazer o produto escorrer e irritar a área – ensina.
Clarissa ainda lembra dos cuidados com a exposição ao sol:
– É prudente evitar o glitter e adereços fixados na pele durante o dia, em blocos de rua ou ainda na beira da praia. Mesmo com a pele protegida com creme bloqueador solar, é frequente a queimadura, com marcas indesejadas ou ainda reações alérgicas desencadeadas pelo sol.
Depois da folia
Quem nunca passou por apuros, como voltar ao trabalho ainda com brilhos pelo corpo, mesmo depois de tomar mais de um banho? Pois a temperatura da água e o tipo de sabonete podem fazer a diferença, como conta a dermatologista Paula Bellotti:
–Entre no banho com a água mais para norma e use sabão neutro com uma buchinha. De forma leve e sensível, para não irritar a pele, faça movimentos sobre as áreas com glitter. Ao sair do banho, passe uma fita adesiva de forma delicada e depois aplique um hidratante. Eu gosto muito dos com anti-inflamatório.
A maquiadora e colunista de beleza de Donna Taís Andrade complementa:
–Use uma escovinha de sobrancelha onde está o glitter que ele sai, como se fosse um farelo.