Por Camila Maccari, Especial
Quem circula pela cena drag queen porto-alegrense provavelmente já ouviu falar de Sarah Vika – a personagem é conhecida pela beleza e por maquiagens poderosíssimas que transformam completamente o rosto de Rafael Mello. Criar Sarah, aliás, foi o que introduziu o publicitário de 26 anos no universo da maquiagem e o fez, no início deste ano, deixar de lado o emprego em uma agência para focar na carreira de maquiador artístico.
– Vem desde quando comecei a me montar. Sempre levei a maquiagem muito a sério, estudava, assistia a tutoriais, aprendia técnicas de drags americanas e depois tentava adaptá-las para a nossa realidade, nossas condições climáticas. Foram anos de construção até desenvolver técnicas de transformação do meu rosto que aprimoraram meu trabalho como maquiador e me fizeram ver que era isso que eu realmente queria.
Rafael conta que, apesar de a decisão ter vindo com certa apreensão – trocava um emprego garantido por um recomeço –, a dedicação já começou a dar frutos, como a vitória no episódio do Superbonita, que foi ao ar na quarta-feira passada (19) pelo canal por assinatura GNT. Apresentado por Karol Conká e Giovanna Ewbank, o programa mudou de formato e, nesta temporada, traz uma disputa entre maquiadores artísticos, com um vitorioso a cada show. O aconselhamento e a avaliação ficaram a cargo do maquiador Renner Souza e da drag queen Lorelay Fox.
– Foi muito legal participar do programa e sair vitorioso, senti como um sinal de que devo, sim, confiar no meu trabalho e que acertei em me dedicar integralmente a isso – conta Rafael.
Leia também
:: Batons líquidos, máscara de cílios e mais: veja as últimas novidades de make
A ideia agora é dividir o tempo entre a agenda de Rafael com a de Sarah Vika, que, de acordo com o maquiador, esteve presente mesmo que indiretamente na hora das provas do reality show:
– Acabei falando sobre a Sarah, até porque foi a partir da minha transformação nela que desenvolvi essa ligação mais forte com a beleza, que coloco em prática na maquiagem artística. Sempre tem um toque da minha experiência em me montar, como esconder a sobrancelha, por exemplo. E, mesmo quando me pedem uma produção de terror, sempre tento trazer algum detalhe de beleza – comenta.
Make com ousadia
Sabe aqueles dias em que você quer algo levemente mais ousado na make? Rafael Mello dá três dicas que podem fazer a diferença
Invista nos cílios postiços
Deixe para trás aquela ideia de que cílios postiços só podem ser usados em ocasiões especiais como casamentos ou formaturas – ou quando você está usando uma make de drag queen.
– Hoje, existem vários modelos leves, confortáveis e fáceis de se colocar, que dão um efeito lindo de volume para o dia a dia. É o tipo de truque que deixa a pessoa sempre com um aspecto arrumado, sabe? Pronta para o que for!
Aposte no batom branco
Quer lábios volumosos? Crie um efeito degradê. Segundo Rafael, esta é uma técnica antiga que faz sucesso tanto na maquiagem drag quanto na artística – mas que pode, também, ser uma aliada no dia a dia.
– Várias marcas estão apostando no produto. Você aplica o batom normal e, depois, aplica o tom mais claro no centro dos lábios. Até um corretivo clarinho pode funcionar. Qualquer cor mais clara na área vai trazer o efeito de volume – explica
Brinque com o delineador
Para o maquiador, explorar as possibilidades do delineado vai muito além do clássico gatinho ou traçado na base dos cílios.
– Vale usar só no cantinho externo, investir em delineados gráficos, apostar nos delineadores coloridos, esfumar o traçado para ter mais volume. É uma maneira fácil de mudar um pouco a produção.