Sabe quando a gente acorda e olha no espelho aquela pele sem vida, com poros super aparentes e linhas finas que não existiam há uma questão de dias atrás? É óbvio que o envelhecimento da pele é inevitável, mas algumas coisas acontecem na nossa pele que não são necessariamente culpa dos anos que passam...
Acredito que esse papo de células mortas não vai ser novidade pra ninguém por aqui, mas o fato é que nós simplesmente ESQUECEMOS. Sim, nós esquecemos de fazer aquele ritual já tão conhecido, não é mesmo? Confessa aí, vai.
Para te ajudar a relembrar a necessidade dessa pequena ajuda para a pele, aqui vão 6 motivos:
1 - Pele mais jovem imediatamente:
A esfoliação retira as células mortas da superfície da pele e estimula a renovação das células, o que ajuda a manter o tecido mais jovem. Sabe as linhas fininhas que começam a surgir, principalmente ao redor dos olhos, na testa e próximo à boca? Pois então! Elas podem estar relacionadas ao acúmulo de camadas de células mortas e sujeira sobre a pele. E essas linhas podem ser MUITO amenizadas ou até mesmo dar uma sumidinha depois de uma sessão de esfoliação.
2 - Efeito potencializado dos cosméticos:
Aplicar aquele hidratante anti idade incrível que custou os olhos da cara e que tem todos os ingredientes super poderosos do momento sobre uma barreira de células mortas não vai ser nada eficiente. Muita coisa boa dos cosméticos fica "travada" naquela parede de entulhos. E aí você vai usar um frasco inteiro dele para depois dizer: "Ah, aquele creme não vale o que custa, não resolve e nem ajuda nada!"... Pobre coitado, tem tudo pra funcionar e você é que não ajuda. É só limpar o caminho!! Pele esfoliada é pele fresquinha, com caminho livre para absorver os melhores nutrientes daquele elixir da juventude que você transpirou tanto para comprar.
3 - Maquiagem mais bonita por mais tempo:
Quando aplicamos uma camada de base, mesmo que seja leve, sobre uma pele carregada de células mortas, o efeito não é nada natural. A base marca as linhas de expressão, evidenciando até aquelas que ainda nem aparecem. O corretivo craquela, fazendo aquele efeito terrível, principalmente na região dos olhos e boca. Além disso, não dura... a maquiagem parece que "evapora" ao longo do dia. É uma tragédia.
Experimente esfoliar a pele, tratar com um bom cosmético e depois maquiar. É outra vida! Pele fininha e fresca como um bebê, ótima para receber bem a base e ficar com aspecto super natural. E durar por muuuuuito mais tempo!
4 - Pele naturalmente luminosa:
O strobing está em alta, as peles dos desfiles, dos editoriais e da moda em geral estão super iluminadas - Graças a Deus! E uma pele cheia de células mortas e sujeira definitivamente não vai ter o glow de pele saudável que você deseja. A falta de renovação celular torna a pele opaca e sem vida, o contrário do nosso objetivo.
5 - Livre de cravos e espinhas:
Acho que aqui todo mundo sabe que a esfoliação ajuda muito a evitar a formação de cravos, né? E a consequência dos cravos, algumas vezes, são as terríveis espinhas. A pele mais fina e limpa que conseguimos com a esfoliação ajuda muito a evitar a formação dos cravos! É claro que em casos mais severos, somente um médico pode receitar produtos adequados para resolver o problema.
6 - Bronzeado prolongado:
Muita gente acha que o bronzeado vai embora se esfoliar a pele. Ledo engano!! Mantendo uma rotina de esfoliação semanal, a cor vai fixar na pele nova, fresquinha e limpa. Mantendo a hidratação, o bronze é garantido por muito mais tempo!
Mas não se empolgue muito, ok? O exagero também não é legal.
Eu conversei com a Dra. Dora Ullmann (Clínica Dora Ullmann), médica que cuida da minha pele há alguns anos.
Ela recomenda a frequência de uso de 1x por semana, pois esfoliar muito frequentemente retira a barreira natural de proteção da pele, causando irritação.
Como fazer: passar o produto na pele limpa e úmida com movimentos circulares e firmes a fim de gerar atrito do produto na pele e remover as células mortas.
A Dra. Dora alerta para um cuidado importante: deve-se usar esfoliantes específicos para o rosto, pois as partículas dos esfoliantes corporais são maiores e podem causar dano a pele sensível do rosto.
Os produtos indicados pela médica são:
Dermovitin Scrub
Normaderm Vichy
Gommage Surfin Physiologique La Roche-Posay
Pure Zone L'Óreal
Os esfoliantes manipulados podem ser uma boa alternativa pois o médico leva em conta as particularidades da pele e prescreve princípios ativos como ácido salicílico, glicólico, algas marinhas, sementes de apricot...
Já os esfoliantes caseiros mais usados são aveia com iogurte, mel e açúcar cristal.
Eu, particularmente sou MUITO fã das luvas esfoliantes, principalmente para o corpo (embora muitas vezes eu também use no rosto).
E o xodó da vida, que funciona para mim perfeitamente e deixa minha pele maravilhosa é o Neutrogena Microdermabrasion System, que comprei nos EUA num supermercado Target e paguei tipo uns 20 e poucos dólares. Os refis das almofadinhas "abrasivas" custam algo como uns 10 dólares a caixinha com 24 unidades. Vale a pena pedir pra amiga que vai viajar ou incluir na tua listinha da próxima viagem!
Bora correr pro banheiro se esfregar toda??