:: Já conhece o blog da Taís Andrade? Vídeos e tutoriais para quem ama maquiagem :: Siga a sequência correta para aplicar os cosméticos no rosto e otimize o efeito de cada um
Lavar os pincéis de maquiagem regularmente não é uma prática muito comum entre as mulheres - mas deveria ser. O acúmulo e o envelhecimento de produtos nas cerdas podem provocar o surgimento de bactérias nocivas à saúde, com potencial para infecções e doenças de pele. Além disso, a não observação de uma higiene correta pode diminuir - e muito! - a vida útil do pincel.
Confira seis dicas para manter seus aliados de beleza sempre em dia:
- O ideal é que a higienização de pincéis e esponjas seja feita periodicamente, no máximo de 15 em 15 dias.
- Para uma limpeza profunda, nada melhor do que xampu neutro e água corrente. Uma pequena quantidade de xampu já é suficiente para limpar todos os resíduos agregados nas cerdas.
- Após a limpeza, retire o excesso de água e deixe o pincel secar à sombra, deitado na horizontal. Assim, não haverá risco de a água fluir em direção ao cabo de madeira, danificando o utensílio.
- É importante fazer a limpeza diária dos pincéis com um produto antisséptico específico. Dê duas borrifadas, massageie as cerdas em um pano limpo e espere secar.
- Para uma higienização mais prática, podem ser utilizadas soluções de limpeza existentes no mercado - porém, essas soluções são superficiais e não substituem o uso periódico do xampu neutro e da água.
- Evitar o compartilhamento de pincéis e produtos de beleza com outras pessoas também ajuda a conter a proliferação de bactérias e evitar doenças. O indicado é que os seus produtos de beleza sejam usados apenas por você. A partilha inofensiva do pincel ou de um simples batom já pode ser a porta de entrada para a contaminação da sua saúde.
Fonte: maquiadora Renata Almeida.