Você sofre com fios embaraçados, pontas duplas e frizz descontrolado? Então talvez seja a hora de investir em um cronograma capilar. Revitalizar os cabelos é uma das grandes apostas de quem adere ao ritual, já que se trata de uma rotina de cuidados construída de forma personalizada para a necessidade de cada pessoa.
A seguir, a cabeleireira que atua há mais de 10 anos no ramo, Bruna Gomes explica como identificar se o seu cabelo precisa de um cronograma capilar e como construir uma rotina de cuidados adequada. Leia abaixo!
Como funciona um cronograma capilar?
Segundo a especialista que adere à tricologia (tratamentos do couro cabeludo e doença dos fios) nos atendimentos, o ritual que envolve a hidratação, nutrição e reconstrução, busca atender às necessidades específicas de cada tipo de cabelo. Ele serve para recuperar e manter a saúde capilar, proporcionando fios mais fortes, brilhantes e macios.
— A partir de um diagnóstico do fio realizado por um profissional da beleza, a pessoa recebe uma rotina de cuidados com maior precisão e então sabe como prosseguir com o cronograma capilar feito em casa — explica.
Pilares do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução
De acordo com a profissional, o cronograma capilar se trata de um processo que tem como missão devolver nutrientes para os fios, sendo eles: aminoácidos, proteínas, lipídios (óleo), água etc.
— Existem 3 pilares do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução. Esses são cruciais para todos os fios, mas o fio quimicamente modificado (aqueles que possuem mechas ou algum outro tipo de coloração), precisam de maior atenção — contextualiza.
Em alguns casos, é indicado um acompanhamento mais próximo e intensivo, podendo variar entre uma rotina semanal ou até quinzenal de ida ao salão de beleza, dependendo do estado dos fios.
Quem precisa realizar um cronograma capilar?
Para saber se é hora de começar um cronograma capilar, é importante observar alguns sinais que o seu cabelo pode estar demonstrando.
— Alguns sinais são perceptivos como embaraçamento, rigidez dos fios, pontas duplas, oleosidade, fios quebradiços e frizz descontrolado. Essas são as principais características que indicam a necessidade de começar um cronograma capilar — aponta a especialista.
Para a especialista em cabelos, algumas crianças podem precisar fazer um cronograma específico. Ela explica que os fios finos das crianças, por exemplo, são mais sensíveis e requerem hidratação frequente para manter a saúde capilar e protegê-los contra os danos causados pelos raios solares. A hidratação ajuda a preservar a maciez, o brilho e a resistência dos cabelos desde cedo.
Produtos para começar a sua rotina de cuidados capilares
Há mais de 27 anos no mercado dos cosméticos, a Salon Line possui produtos para diferentes tipos de cabelos e pode ser uma aliada na busca pela saúde dos fios. Dos lisos, aos cacheados, a marca oferece produtos específicos para cada etapa do cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução. Construa uma rotina adaptável às necessidades individuais do seu cabelo e garanta resultados personalizados e eficientes.