Um olhar desatento pode perceber o Mercado Público de Porto Alegre como mais um prédio histórico do centro da cidade. Mas sua estrutura abriga um conjunto de histórias de vida. Democrático e agregador, por lá circulam desde donas de casa até
chefs de cozinha. E apesar de nos dias de hoje ser muito fácil encontrar produtos especiais em supermercados, é justamente essa aura que torna o Mercado diferente de tudo, inclusive de outros mercados.
O que atrai um séquito fiel de consumidores é a diversidade de produtos aliada aos preços, em média mais baratos do que nas grandes redes, e a possibilidade de comprar a granel, principalmente grãos e chás. É o caso de Ana Glauce Moura, 40 anos, chef do restaurante Alho Poró, que frequenta o Mercado Público diariamente.
– O que mais gosto daqui é que é possível sair com o menu completo. Da entrada, passando pelo prato principal até a sobremesa. Tudo da melhor qualidade e com um preço muito atrativo– ressalta.
O Empório 38 é uma dessas bancas onde os amantes de boa comida e bebida se encontram. Os clientes da casa chegam a indicar produtos que gostariam de ver por lá.
– Hoje, o mundo inteiro cabe no celular. Você pesquisa uma receita do outro lado do mundo e quer testar, mas precisa de um ingrediente específico. Nós encontramos e trazemos pra cá – orgulha-se Alexsandro Rondon dos Santos, 35 anos, gerente da banca.
Lá, é possível encontrar desde o excêntrico sal negro do Havaí ao requintado presunto Pata Negra, além do premiado azeite italiano Laudemio, considerado um dos melhores do mundo – de produção orgânica e artesanal, ele é estocado em potes de barro na Toscana para ganhar diferentes aromas e não sai da loja por menos de R$ 150. E não é preciso ir longe para encontrar toda a brasilidade do maxixe, do araticum e do jambo rosa, está tudo ali, na banca ao lado.
Na nossa ida ao Mercado, fomos atrás de ingredientes que pudessem dar um toque às receitas do caderno. Encontramos pastrami, batata yacon, temperos diferentes e farinha de maracujá. A partir deles, criamos os pratos que você aprende como fazer nas próximas páginas.
destemperados
O Mercado Público de Porto Alegre e seus segredos
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project