A rede norte-americana Starbucks abriu sua primeira unidade no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). O BarraShoppingSul, em Porto Alegre, foi o lugar escolhido para a estreia, mas outras cinco lojas estão previstas para serem inauguradas no Estado ainda neste ano, sendo três no Aeroporto, uma na Rua dos Andradas, no Centro, e uma no ParkShopping Canoas.
A cafeteria está localizada no Piso Jockey do Barra, próxima à Rosa do Ventos, e conta com mesas internas e no corredor do shopping. O funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h. O atendimento funciona como nas demais unidades: o cliente acessa o cardápio via QR code disponível na entrada, faz o pedido no caixa e retira no balcão ao lado, nas clássicas embalagens personalizadas com o nome e recadinhos fofos.
O cardápio é composto por mais de 60 bebidas quentes e geladas, nos tamanhos 300ml, 400ml e 500ml - somente os expressos são servidos em copos menores. Entre os destaques, estão os Cappuccinos Tradicional, Canela, Chocolate, Brigadeiro e Doce de Leite, os Frappuccinos com ou sem café e os Refreshers Morango, Pitaya, Frutas Vermelhas e Limão.
Os Refreshers são um dos tipos de bebida que fazem mais sucesso nas lojas ao redor do mundo. Eles são uma opção, inclusive, para quem não gosta de café, pois são preparados com extrato de chá verde, mas o paladar é adocicado e refrescante.
Os valores começam em R$ 6 pelo Espresso Doppio de 45ml e vão até R$ 19 pelos Frappuccinos de 500ml. A maioria fica na faixa de R$ 11,50. Todos os pedidos podem ser personalizados com essências ou coberturas (adicional de R$ 3,50), dose extra de espresso ou refresh (adicional de R$ 3,50) ou leites especiais (adicional de R$ 4,50).
Para acompanhar o café, há cerca de 25 opções de lanches, com destaque para o Croque Monsieur, o Bolo Red Velvet e o Cinnamon Roll. Os clássicos copos da rede também estão à venda no local.
A loja segue o padrão da marca, com toques de personalização exclusivos para Porto Alegre. Sandra Collier, diretora de Marketing, Fidelidade e Responsabilidade Social da Starbucks, afirma que a rede faz questão de adquirir o mobiliário e as artes de fornecedores locais.
– Apesar de sermos uma marca global, trabalhamos para sermos relevantes localmente. Por isso, fazemos lojas diferentes em cada região. A de Porto Alegre tem a identidade daqui - garante Sandra.
Os clientes também terão acesso ao programa de fidelidade Starbucks Rewards, que oferece benefícios exclusivos para seus membros. O recurso Starbucks Peça Pelo Celular, para fazer pedidos e pagar antecipadamente, estará disponível a partir da semana que vem.
Em nossa primeira visita, pedimos o tradicional Cappuccino de 400 ml (R$ 11,50) e o Pink Drink de 400 ml (R$ 14,50). Mas, como o Studio Destemperados é quase vizinho da cafeteria, voltaremos em breve para provar todo o cardápio. Fique de olho em nosso Instagram @destemperados.