Os Caminhos do Moscatel são uma IP (Indicação de Procedência) de Farroupilha, uma área delimitada de produção de uvas Moscato. As sombras, as temperaturas mais baixas e o sol que só começa a aparecer perto das 11h fazem parte desse terroir. Junto com os Caminhos de Pedra e com Pinto Bandeira - região também certificada com Indicação de Procedência - fazem parte de uma região que é referência na produção de espumantes.
CASA PERINI
Em Farroupilha, a vinícola dos moscatéis premiados foi a primeira parada da visita. A degustação acontece no Empório mesmo, que também tem mesinhas na rua e para o verão prepara uma área externa para receber os visitantes com vista para os vinhedos do Vale Trentino. Além dos moscatéis, produz vinhos tintos que fermentam em tanques deitados e que giram, para melhor extração de cor e de taninos maduros, sem rompimento de cascas e sementes. Além do premiado Casa Perini Moscatel, o destaque fica por conta do Casa Perini ICE, para tomar com gelo, perfeito para os dias quentes. A vinícola possui uma sala com o perfil s do solo do Vale Trentino, com vista para o laboratório e para a linha de envase. Ainda, as vinícolas em formato de Y de uvas Marselan e Cabernet permitem ver lado a lado a diferença das folhagens de cada uma das variedades.
ADEGA CHESINI
Na segunda vinícola da viagem, a Adega Chesini, vinícola familiar da década de 60. Na bagagem histórica estão a riqueza da fé dos moradores da região, que rebatizou o lugar para Vila Rica, e um milagre de Santa Lúcia, onde a água do moinho que ainda existe teria retomado a visão de um dos fundadores após usá-la para lavar os olhos. Possui área para degustação e almoço (sob agendamento) em meio às pipas. Junto, um pequeno museu com a história e o maquinário do início da produção da vinícola. Possui uma adega de desacanso, com vinhos de 1999 e uma degustação vertical, que compara mesmos rótulos de diferentes safras. A Chesini produz também um vinho rosado licoroso doce, especial para missa e aprovado pelo bispado de Caxias do Sul. Os destaques ficam com o Adega Chesini Moscato Seco, leve e aromático, e os espumantes Cave del Veneto Moscatel e Rosé Brut.
CASA DO TOMATE
O tomate apresentado em uma variedade de molhos, geleias, pastas, queijos, sorvetes, sucos, cervejas e vários outros produtos para degustar elevar para casa. O lugar ainda produz a gasosinha, um refrigerante natural trazido pelos imigrantes italianos, produzido em ocasiões especiais como Natal e Ano Novo. No almoço, o simpático Ristorante del Pomodoro serve com carinho uma sequência com mais de 10 pratos, entre eles as deliciosas polenta com carne de panela, fortaia, salada caprese e penne ao molho da casa.
SALUMERIA CAMINHOS DE PEDRA
A casa oferece embutidos de qualidade como salame, copas, lombos curados e culatello. Junto da salumeria, o Parque Caminho da Aventura, com superjump, arvorismo, rapel e um visual incrível, perfeito para aproveitar com os pequenos e fazer fotos incríveis da vista que se tem do mirante mais alto de uma tirolesa.
CAVE GEISSE
No Geisse Experience, um passeio com clima de aventura pelo ecossistema da vinícola, passando por cachoeiras, córregos e com uma parada para degustação com um visual incrível. A região da vinícola é de formação vulcânica, basalto e com acúmulo de matéria orgânica. Nos finais de semana, o Open Lounge recebe visitantes com empanadas e outros petiscos que saem da cozinha no trailer, além dos excelentes espumantes em taça e garrafa. Os destaque são para as espumantes Cave Geisse Brut e Cave Geisse Brut Rosé.
VINÍCOLA VALMARINO
Última vinícola da visita, possui o foco de produção nos espumantes de método tradicional, o champenoise. A Valmarino trabalha com terceirização para vários estabelecimentos e foi a responsável por reavivar o espumante rouge (tinto). A degustação acontece na loja mesmo e o destaque é, sem dúvida, o Valmarino Extra Brut Tinto, de uvas Pinot Noir e Sangiovese.
CHAMPENOISE BISTRÔ
Tranquilo, charmoso, orgânico e biodinâmico, o Champenoise trabalha dentro do conceito de Slow Food, com ingredientes de produção própria e de produtores da região. O atendimento é supersimpático e o lugar é perfeito para aproveitar sem pressa, com um menu sazonal que se vale do que está em sua melhor época. Conta com entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa - a linguiça artesanal servida sob carvão fumegante é deliciosa, além de ter um visual incrível.
VINÍCOLA DON GIOVANNI
Com mais de 40 anos de história na produção de espumantes, a Don Giovanni é uma vinícola e pousada com instalações e vinhos encantadores. O café da manhã é incrível e a caminhada pelos vinhedos dentro da propriedade, o pôr do sol no mirante e o passeio de bicicleta são programações imperdíveis para quem estiver por lá. Os destaques ficam por conta dos espumantes Don Giovanni Rosé Brut e Don Giovanni Nature.
***
Na websérie Caminhos do Vinho Brasileiro, vamos te mostrar algumas rotas enogastronômicas pelo interior do RS. Com a parceria do projeto Vinhos do Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), gravamos uma série com 5 episódios por destinos que estão despertando a atenção de quem é fã de vinhos e espumantes.
*Produzido por Destemperados para Vinhos do Brasil.