Friozinho chegando em Porto Alegre e isso significa o quê? Que não existe nada melhor do que sair para tomar uns bons cafés e experimentar novos sabores. Por esse motivo, fomos aproveitar o sábado geladinho em uma ótima e tradicional cafeteria localizada no coração do Bom Fim, na Rua Felipe Camarão, o querido Viena Café!
O Viena Café está há 21 anos no Bom Fim e é o queridinho de quem passa ou mora por ali. Temos a impressão de que lá é proibido mal humor. O ambiente é dividido em parte interna, com algumas mesas e um balcão para quem optar ficar mais reservado, e parte externa, com mesinhas na calçada, possibilitando aquela sensação de ar livre, energia boa e confraternização.
Aliás, falando em energia boa, não poderia deixar de citar a Magáli, proprietária do Viena. Percebemos que é muito querida por todos graças a sua dedicação e carinho. O ótimo humor dela nos contagiou durante a nossa parada por lá e ficamos sabendo que praticamente todas as delícias são feitas por ela.
A decoração é simples e sem frescura. Alguns discos de vinil, garrafas de cerveja, fotos de Porto Alegre, girassóis e bilhetinhos escritos pela equipe do Viena saudando os clientes espalham postivismo pela casa.
Eles têm uma ação chamada café do próximo. Funciona assim: se você quiser, pode deixar um café pago para alguém específico ou para um desconhecido. Você pode escrever um recadinho para o seu amigo informando sobre o café ou apenas uma mensagem positiva para alguém, presenteando-o com um cafezinho. Achei a ideia linda incrível e é bom saber que temos isso por aqui!
Nesse dia estávamos em três pessoas. Compartilhamos os nossos pedidos e foi difícil escolher um vencedor pois todos os candidatos eram de altíssimo nível. As opções são inúmeras: pão de queijo, empadas de palmito, de camarão, de queijos, de espinafre, de frango com requeijão, pastel de carne, croquete, risólis, panas argentinas, pão de batata com carne moída, doguinho, sanduíche natural, pastel integral de forno, sanduíche com carne de panela, salada de frutas, torta de limão, branquinho, negrinho e quindin. Socorro, é muita opção!
Apresento agora os candidatos selecionados! Para acompanhar essa batalha, resolvemos dividir uma Fruki de garrafa!
Candidato 1: pizza de atum, com massa fofinha, molho de tomate, tempero verde, ovo picado, azeitonas e um toque de pimenta. Muito conhecida por quem frequenta o Viena Café. Como principais características podemos destacar a forte popularidade e credibilidade. O seu tamanho chama atenção e o sabor é todo natural, com os ingredientes escolhidos um por um, fora o perfume, que é inesquecível.
Candidato 2: torta de frango com champignon e queijos, com uma massa incrível, frango desfiado, requeijão e azeitonas. Chama a atenção por onde passa e a autoconfiança é perceptível. Sua cremosidade, por conta do recheio (e põe recheio nisso), é espalhada legalmente por toda a sua altura e a linda cor encanta. Ela é uma das queridinhas do Viena e seu fã-clube não para de crescer.
Candidato 3: sanduíche de croissaint fofinho recheado com alface, tomate, ovo cozido, peito de peru, requeijão, queijo e azeitona. Dos três, esse é o candidato mais novo, porém vem conquistando diariamente mais pessoas através do seu estilo irreverente e descolado.
Depois de saborear tudo aquilo, ficamos uma boa parte do tempo conversando e então bateu aquela vontade de comer um doce. A vitrine estava repleta de opções, não podíamos deixar de provar alguns, assim como os cafés. Junto dos doces escolhemos um Mocaccino (leite condensado, chocolate, café e leite) e um Carioca. Nota dez para os doios! Eles têm diversas opções de cafés, além de smooties no verão.
Os doces escolhidos para competir foram:
Candidato 4: torta de banana com doce de leite: muito linda e delicada, mostra toda a sua força através da mistura desses dois sabores com um leve toque de canela em pó. A combinação não poderia ser melhor.
Candidato 5: torta de maçã: o seu sabor e a sua textura são uma combinação perfeita. Doce na medida certa e com um toque de canela que a deixa com um sabor incrível. Ela derrete na boca e para quem curte maçã, é uma ótima escolha!
Com tantos candidatos de alto nível o vencedor não poderia deixar de ser o próprio Viena Café. Depois da nossa visita conseguimos entender perfeitamente como um lugar consegue continuar vivo mesmo depois de 21 anos. A Magáli e toda a sua equipe nos conquistaram e o Viena Café ganhou mais três clientes! Eles aceitam encomendas tanto para as opções salgadas quanto para as doces! O cardápio conta também com sopas, cremes e panquecas (com opção para vegetarianos).
No final de tudo, para três pessoas a conta total foi de R$ 60 e uma tarde maravilhosa. Percebemos que o Viena Café faz parte do Bom Fim não apenas por estar lá mas por ser a cara do bairro e por juntar em um único espaço, qualidade, alegria e sabor.
Viena Café
Rua Felipe Camarão, 745 - Bom Fim
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3311 0066
Não trabalham com cartão.
www.facebook.com/vienacafepoa
* Conteúdo produzido por Gabriela Gazzana