Conhecer o Esther Rooftop foi muito além da grata experiência gastronômica que tive por lá. O Esther oferece a oportunidade de se aproximar do charmoso Centro de São Paulo em um bem-vindo confronto entre sofisticação e simplicidade.
Por recomendação de um amigo antenado e exigente, estava curiosa para conhecer a nova aposta do queridinho e midiático Olivier Anquier ao lado de Benoit Mathurin, que comanda a cozinha com consistência, e fui para um almoço de sábado com uma amiga.
Em uma cobertura de um dos primeiros prédios modernistas do Brasil, os visitantes se acomodam e, por vezes, lutam por uma mesa com a privilegiada vista da Praça da República. Comigo não seria diferente. A prestativa hostess deu um jeito e consegui essa vista da foto. Minha experiência começava com o pé direito.
Duas dicas para os visitantes de primeira viagem: chegue cedo e já inclua no tempo do trajeto algumas voltas extras, porque a probabilidade de se perder por ali é alta. Para diminuir a chance, considere no Maps o endereço Rua Basílio da Gama, 29. Enquanto esperava minha amiga, pedi o Delicioso Chá Gelado do Esther, chá verde com hortelã, xarope de limão e de pêssego. A bebida faz jus ao nome.
O bistrô privilegia os ingredientes brasileiros utilizando as técnicas da culinária francesa, berço de ambos os chefs. Para começar os trabalhos, pedimos duas entradas. A primeira delas foi a Terrine do Meu Avô, uma temperada carne de porco servida com pão torrado. Estava deliciosa e úmida, feita por quem entende do assunto.
Também acertamos na escolha dos raviolis fritos de frango e camarão. A apresentação não destoa do gosto. Cada ravioli parecia um presente embrulhado contendo a deliciosa combinação de frango e camarão. A fritura é sequinha e traz uma crocância espetacular.
Também compõe o menu de entrada o Ovo Surpresa com creme de abóbora, a sardinha grelhada e o tutano assado com cogumelos e avelãs. E, claro, o camembert brasileiro feito pela Queijo com Sotaque, de Santa Catarina, assado no forno e servido com mel e azeite de flores, que provarei sem falta na próxima visita.
O bar do local é realmente convidativo. Provei o Gin Tônica clássico com Tanqueray Ten, feliz pedida. Minha amiga foi de Mediterrâneo, com gin, tônica, limão siciliano, alecrim e angostura, também ótimo. Chama a atenção o Rooftop, com vodka malibu, limão tahiti, hortelã e espumante.
A indecisão na escolha do prato principal permeou toda a refeição. Eu fiquei com o cardápio o tempo todo na mão, pensando, avaliando, decidindo e mudando de ideia. Estava entre a Barriga de Porco com Purê de Caju, as bochechas de Porco com crocante de tapioca, o Pernil de Cordeiro assado e o risoto de cogumelos. Mas quando a li descrição de um deles, tomei a decisão final: bochechas de porco cozidas durante três horas no molho de mel e alecrim, um prato muito, muito gostoso, uma delícia. Estavam realmente saborosas.
Minha amiga optou pela frigideira de frutos do mar, que também acabou me surpreendendo positivamente. O prato vem com lula, camarões, lagostim, peixe, mexilhões, banana da terra e batata doce em um bem harmonioso e temperado caldo Thai.
Há uma opção de prato vegetariano, com uma apresentação realmente tentadora. Eu espiei na mesa do lado na verdade. Na falta da foto, a descrição pode ajudar: legumes orgânicos da fazenda Santa Adelaide assados no forno, purê de cenoura, pipoca (sim!), óleo, coentro e avelãs torradas. A aparência era muito linda.
Por fim, encerramos a refeição com duas sobremesas certeiras. Apesar de o brioche ser muito bem recomendado, optamos por uma surpreendente Pavlova Tropical, um bolo de merengue leve e aerado, coberto com creme de iogurte de gosto bem leve, mascarpone, baunilha servido com pedaços de manga e maracujá. Amor descreve!
Não deixe de provar também a torta especial de chocolate da casa. Divina.
Minha experiência foi definitivamente muito agradável. O atendimento extremamente atencioso, os funcionários estavam sempre atentos, mesmo com a casa lotada. Até o Olivier Anquier fez questão de passar de mesa em mesa perguntando se estava tudo bem com os pedidos. Gastei R$ 198 com as bebidas e sai feliz com a experiência.
Esther Rooftop
Rua Basilio da Gama, 29, Praça da República
São Paulo/SP
Fone: (11) 3256-1009
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/Esther-Rooftop
* Conteúdo produzido por Maíra Ferraz