Final e início de ano é aquela coisa, né. Verão, dias compridos, tempo de comemoração. E foi nesse clima de renovação que decidimos provar uma novidade: o Ferro e Fogo, novo botequim que abriu no Paseo Zona Sul em dezembro.
O lugar em si já é uma delicinha. Chegar no Paseo e caminhar ao ar livre, entre os vários barzinhos e restaurantes, e ver o grande número de pessoas sentadas na rua é muito convidativo. O restaurante, que fica localizado bem na entrada, logo depois do Boteco Natalício, já estava ficando cheio na hora em que chegamos.
O ambiente tem uma decoração bem despojada, tipo armazém.
Achei com cara das bancas do Mercado Público, com os produtos expostos e tudo mais. Achamos muito legal lá dentro, e o medo da chuva também foi um fator que nos levou a escolher uma mesa entre quatro paredes.
Mas vamos ao que interessa. Logo que entramos, de cara fomos atendidos por dois garçons, um que veio nos salvar do calor e oferecer chope e outro que nos explicou o cardápio. O esquema é o mesmo do Natalício, eles levam os chopes na bandeja e vão te servindo conforme tua vontade, não precisa ficar pedindo.
Como o nome indica, a estrela do cardápio é a carne. A variedade de petiscos é enorme, sem falar nos vários cortes, muitos deles não usuais por nossas terras, como o T-Bone, o Prime Rib e o Bife Ancho, mais comuns nos EUA e nos países hermanos, como Uruguai e Argentina.
A primeira coisa que o garçom frisou, e realmente quis deixar muito claro, é que as carnes são todas assadas na parrilla ou na grelha. Nada de fritura. E são todas acompanhadas de legumes assados também na brasa. Galera da dieta, fiquem felizes: é tudo low carb!
Começamos, óbviamente, com um bom chopinho da Stella Artois bem gelado para esperar a entrada que pedimos: a Leitoa à Pururuca com Limão e Mel Defumado.
Fica a pergunta: por que leitoa e não leitão? Se alguém souber, me explique. O que importa, no entanto, é que ela veio alegrar nossas vidas de uma maneira que só barriga de porco sabe fazer. A carne macia, aquela pelezinha crocante e o mel defumado contrastando com o salgado da carne. O limãozinho e a pimenta-biquinho complementaram para harmonizar tudo na boca (estou vendo muito Masterchef).
Entre pratos, levantei para dar uma bisbilhotada, já que eles assam a carne ali na tua frente mesmo.
Conversei com os assadores, eles me mostraram as grelhas e deram risada quando eu pedi para tirar foto deles. Só fiquei com peninha do calor que eles devem passar perto do fogo o tempo todo. No inverno é que deve ser bom.
Depois disso, o momento mais aguardado da noite (pelo menos para mim, que sou carnívora de carteirinha). A dúvida na hora de escolher foi grande, tantos cortes, tantas carnes com nomes bonitos e gostos melhores ainda. Decidimos por um T-Bone.
Pra quem não sabe, o T-Bone vem com dois tipos de carne no corte. De um lado, contra-filé, do outro, filé mignon. Eu adoro uma gordurinha, então preferi o primeiro. Já o Josué, que estava comigo, ficou com a maciez do filé e gostou mais desse. Além do pedação de carne, vieram os legumes grelhados, uma vinagrete e uma farofinha de pão (pessoal da low carb, essa não pode).
Mas, espera que não acabou! Claro que tínhamos que comer um docinho. O garçom nos recomendou uma cápsula de chocolate com mousse e uns crocantinhos, disse que para ele era o melhor. Mas eu vi que tinha sorvete de tapioca com mel defumado, achei muito diferente e quis provar esse. O sorvete tinha uma textura engraçada, com as bolinhas da tapioca e uns fiapinhos de coco ralado. Foi, no mínimo, divertido de se comer.
Agora sim, the end.
Saímos rolando, depois de muita carne, quatro chopes e três bolas de sorvete. Tudo isso, e mais os 10% merecidíssimos pelo atendimento, nos custou R$ 188. Por estarmos só entre duas pessoas, achei que saiu um pouco além do que meu orçamento normalmente permitiria. A minha dica é ir em grupos maiores, que aí dá para pedir vários pratos diferentes, a conta fica mais agradável de se dividir e todo mundo prova um pouquinho de tudo, porque o cardápio é muito variado, mesmo. Saímos de lá com vontade de voltar para provar outros itens do cardápio.
Ferro e Fogo Botequim
Av. Wenceslau Escobar, 1823 – Cristal - Paseo Zona Sul
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3377-0458
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/ferroefogobotequim
* Conteúdo produzido por Paula Bañolas