O que fazer em Porto Alegre em um domigo de sol e muito calor? Exatamente! Ir para o shopping comer, passear e ver as decorações natalinas sob um ar condicionado bem geladinho. Claro que uma piscininha cairia bem, mas não para quem está com fome e quer ir em um lugar que adora e que possa unir isso a um passeio agradável pela Zona Sul! Enfim, o destino escolhido foi um almoço no Bah Restaurante, que fica dentro do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Lembro de ter almoçado no Bah apenas uma vez. Nas outras fui para jantar, sempre em datas mais especiais, mas indico muito ir no horário do meio-dia, pois a vista para o Guaíba dá um charme a mais para o momento.
O Bah, que está aberto há quase oito anos na capital gaúcha, surpreende por agradar os que valorizam comidas típicas da região sul, mas que também prezam por um ambiente elegante, charmoso, com um certo requinte e que serve tanto para ocasiões a dois quanto para um aniversário em família. Assim como se encaixa bem para um dia ensolarado como estava domingo. Adoro recomendar ele para os turistas! Foge do estilo churrascaria e o viajante tem a oportunidade de conhecer e apreciar nossa culinária local em um espaço lindo e charmoso. Abre para almoço e para o jantar, e o serviço é sempre à la carte.
O lugar não sofreu grandes alterações desde que abriu, pelo menos não que eu me lembre! Mantém seu estilo clássico, com atendimento diferenciado e bastante mesas. Possui mesas no primeiro andar e também no superior. Eu quis logo pedir para sentar na rua e no andar de cima, mas a recepcionista comentou que um casal havia tentato ficar lá e não conseguiu, pois era um dia realmente muito quente, então, infelizmente, estava fechado. Claro que isso não estragou o programa, pois o ambiente tem muitas janelas, sendo assim, tem também iluminação solar. Meu namorado, Jan, que é calorento de primeira, ficou bem feliz que minha ideia de sentar na rua foi para o espaço. Em uma próxima não terá escapatória!
Vale lembrar que o restaurante já ganhou mais de uma vez o prêmio por melhor carta de vinhos. Neste dia, optamos por não beber (sábado havíamos extrapolado a cota), mas já tivemos a oportunidade de conferir esse cardápio e provamos alguns excelentes! Realmente eles oferecem muitas opções e o ambiente tem tudo a ver com uma ou algumas tacinhas de vinho durante a refeição. Dá para ver a adega de quase todo o primeiro andar, assim como um pouquinho da cozinha também. Tudo sempre muito caprichado.
Vamos ao que interessa? Os pratos! O menu também não sofreu grandes alterações desde que o restaurante abriu. Mantém seu estilo campeiro gaúcho, e, assim como o cardápio, o sabor dos pratos também continua sensacional. O legal é que sempre que eu volto tem algum prato que eu ainda não provei e que me surpreende pelo sabor. Desta vez, preferimos recusar o couvert e pedir uma entradinha que o Jan ainda não conhecia!
O atendimento se mostrou qualificado mais uma vez, pois a entradinha começou a querer demorar e chamei o garçom para lembrar que queríamos que ela viesse antes dos pratos principais. Ele prontamente foi ver como andava o nosso pedido e logo ela já estava pronta em nossa mesa. Eram as Brusquetas de cuca de Santa Cruz com mozzarella de búfala, manjericão, tomate e alecrim. Pensem naquela cuca quentinha comprada na hora. Depois coloquem ela na chapa e adicionem especiarias por cima. Fica uma delícia! O docinho da cuca se mantém e os ingredientes se misturam. O resultado é uma entradinha de falar: mas bah, tchê! Que cuca tão boa!
Seguindo para o meu pedido, preferi escolher algo que eu também já havia provado uma outra vez e tinha amado. É o risoto com lascas de paleta de cordeiro do pampa e crocantes de alho-poró. Confesso que eu estava tentando parar de comer cordeiro, mas não me aguento com esse prato. Já confirmo que o gostinho continua o mesmo como o da primeira vez que experimentei. O risoto tem também cogumelos, que eu amo de paixão, e o alho-poró deixa aquela crocância que eu adoro. Está entre meus preferidos da casa, disputando com o tortéi de moranga e charque que eu também indico.
O Jan preferiu seguir a linha mais fit e resolveu ir para o mar. Ele sempre consegue fazer um pedido mais magro que o meu para deixar minha consciência bem tranquila, principalmente antes do verão. O pedido do moço foi o Robalo Mediterrâneo. Quando chegou na mesa, eu senti que já conhecia esse prato de algum lugar. Só depois fui me dar conta que é o mesmo prato que possui no restaurante Press Hilário.
O Bah, para quem não sabe, faz parte do Grupo Press. Já comemos esse prato lá e afirmo que o sabor é igualmente delicioso. Com esse prato, dá para se manter magro e feliz. Ele é grelhado, coberto com especiarias e vem com chips de batata doce e musseline de cenoura. Comentamos que queríamos saber fazer um peixe desses em casa, que ficasse igual e com a mesma suculência.
Para mostrar que eu continuava tranquila com o projeto verão, quis pedir uma sobremesa dos deuses que o Bah faz como nenhum outro. Sim, o Manjar dos Deuses. São morangos de Bom Princípio fatiados, intercalados por finas camadas de nata da colônia levemente batida e creme de ovos. Tanto a apresentação, quanto o sabor dessa sobremesa são de arrasar! Eu disse "bah" quando chegou na mesa, "bah" quando provei e "bah" quando terminei. O nome desse restaurante é muito bem pensado! Eles já sabiam que essa seria a expressão mais utilizada quando seus clientes degustassem seus pratos. Bom Princípio também merece ser visitada, pois esses moranguinhos são daqueles bem docinhos e sensacionais.
Meu digníssimo pediu um café para me acompanhar nessa gordice toda. Para fazer com que eu me sentisse superbem de novo! O café é do Press, não tem como decepcionar nunca.
Nosso almoço agradabilíssimo ficou com gostinho de quero mais! Saímos de lá comentando que sempre ficávamos muito satisfeitos com o Bah. A conta ficou R$ 200 para o casal, sem os 10% e sem as bebidas. Seguimos para o nosso passeio, dar aquela caminhadinha para acelerar o metabolismo e voltar para casa para terminar o domingo olhando TV no sofá da sala!
Bah Restaurante
Av. Diário de Notícias, 300 - Cristal - Barra Shopping Sul
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3247-3000
Aceita cartões de crédito, American Express, Mastercard e Visa, e cartões de débito Maestro e Visa Electron.
www.grupopress.com.br/bah
* Conteúdo produzido por Rafaela Frare