Dia nublado e quente em Floripa. Fui com a amiga Syomara lá para as bandas do Campeche com o intuito de explorar um pouco a gastronomia do bairro. Eu ainda não conhecia nadica de nada. Assim que passei pelo Mercado Sehat, foi amor à primeira vista! Adoro lugares com muito vidro, muita luz e verde, além da vibe ser daquelas que te chamam, sem saber explicar o motivo.
O Mercado é uma mistura de feirinha de orgânicos e produtos funcionais, restaurante de comida tailandesa e indiana, além de um café chamado Black Horse. O espaço compartilhado é bem arejado, iluminado e aconchegante. Ele também conta com algumas mesinhas ao ar livre em um jardim interno rodeado de verde.
Saguis já foram avistados por ali, entre uma árvore e outra, a Syo foi testemunha, mas dessa vez não tive sorte, talvez o dia cinza não os tenha animado a dar uma voltinha.
Até as crianças tem o seu cantinho próprio.
Sentamos no espaço fechado pois ameaçava chuva e fomos logo pedindo uma jarrinha de suco de laranja natural.
É comum o pessoal da cozinha passar pelo mercado e pegar frutas e ingredientes requisitados na cozinha, tudo orgânico e fresco, dá gosto de ver.
O cardápio é bem versátil: opções pro café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. No almoço, além do cardápio a la carte, é servido um prato diferente por dia. Enquanto fuçava o cardápio, o chef Marcelo Amaral passou por ali e deu algumas sugestões, mas nada me fez mudar de ideia sobre o Pad Thai com cogumelos. Como entrada, vem uma saladinha com molho de limão, cravo e azeite de oliva orgânico.
Meu Pad Thai chegou colorido e vistoso, feito com talharim de arroz salteado na wok com legumes, cogumelos orgânicos e amendoim.
Eu já estava feliz antes mesmo de provar e não me enganei. Deliciosamente fresco, com os legumes crocantes e muito, muito saboroso a cada garfada. Um prato onde os sabores e texturas se encaixam com perfeição, não deixando nada a desejar.
A Syo aceitou uma sugestão do chef, um prato de nome curioso: Treinamento Shaolin com frango. Ficamos nos questionando o nome do prato depois que saímos de lá. Eu deveria ter perguntado. Fui até o Sr. Google e me vi em meio a páginas de treinamento e alimentação dos monges shaolin sem uma resposta definida, no mínimo interessante. Mas voltemos ao prato: ele é feito com pedaços de frango cozidos em molho picante à base de leite de coco e amendoim acompanhado por legumes ao vapor.
Quando a Syo deu a primeira garfada, fez uma cara tão maravilhosa, como se estivesse incrédula de tanta felicidade, ficou muda degustando sem conseguir falar nada. Eu, curiosíssima, já meti meu garfo no prato alheio. Sério. Lembram da minha descrição perfeita do Pad Thai? São raros esses momentos onde não temos quase nada a dizer, a acrescentar, pois o sabor toma conta de tudo em todos os sentidos. Um, dois, três sabores percebidos separadamente e um quarto sabor que é a mistura de todos eles, tudo se encaixando milimetricamente. Entendemos muito bem o porquê do chef ter sugerido esse prato.
Nossa estadia no Mercado se estendeu até a tarde. Esse é bem daqueles lugares que dá vontade de escolher como home-office, mas pena que fica longe de casa. Entre uma conversa e outra (e algumas idas minhas até lá fora pra ver se encontrava algum sagui), pedimos café no Black Horse Coffee. Atendimento muito simpático e informativo, eles entendem de café e servem vários tipos.
A Syo pediu um Café Clever, passado individualmente na própria xícara, e eu escolhi um cappuccino feito com cacau 70% e leite de amêndoas.
Cacau 70% é para os fortes, me segurei pra não encher de açúcar (estou tentando eliminar o açúcar do café, mas está complicado), o café é o Catuaí, da Chapada Diamantina.
Nossa conta total fechou em R$118, incluindo o suco e os cafés, porém, sem os 10%. Ótimo lugar, ótima comida e ótimo café, não poderia pedir mais. Se o Mercado Sehat ficasse mais próximo de onde moro, com certeza viraria minha segunda casa.
Mercado Sehat
Av. Pequeno Príncipe, 859 - Campeche
Florianópolis/SC
Fone: (48) 4009-3433
www.facebook.com/mercadosehat