Convidei a minha namorada para conhecer o novo Al Coala no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. A ideia era tomar um chope bem gelado após um longo dia trabalho e descobrir o que a cozinha tinha de interessante para nos oferecer. Fomos de uber pois íamos beber mas, para quem quer ir de carro, a saída do estacionamento do Shopping Moinhos fica exatamente em frente ao bar.
O bar conta com diversas torneiras de chope mas o seu carro-chefe são os da cervejaria gaúcha Brasserie 35. Confiamos e pedimos dois: um pint do tipo IPA e um half pint do tipo RED. Além dos chopes, tem carta de cervejas artesanais, vinhos e drinks. Ou seja é trago para todos os gostos.
Enquanto deliciávamos nosso chope íamos decidindo o que iríamos comer. A dúvida cruel era: burgers ou petiscos. Como queríamos provar o maior número de pratos acabamos ficando com os petiscos. Mas, tanto os petiscos tinham várias porções para dividir numa roda de amigos, como os burgers, que a batata era separada e pedia-se de balde. Pedimos uma Tábua de Degustação do Coala, nela vinha praticamente todos os petiscos do cardápio.
Vinha na tábua: 2 caldinhos de feijão, 2 bolinhos de feijoada, 1 coxinhas de galinha caipira, 1 coxinha de aipim, 2 bolinhos de queijo colonial e 3 pastéis (queijo colonial, ragu de calabresa e carne de panela). Além de acompanhar todos os molhos da casa (maionese de alho assado, vinagrete de bergamota, barbecue de goiabada e um azeite temperado com ervas feito pelo próprio dono) servidos em uma tábua feita artesanalmente em um atêlie da Serra Gaúcha. O destaque foi para o bolinho de feijoada que com o vinagrete de bergamota formaram uma dupla perfeita.
O ponto positivo foi a apresentação e o cuidado com o preparo e harmonização dos molhos com os petiscos. Além do bolinho de feijoada com vinagrete tinha o caldinho de feijão com uma farofinha servida na colher; para os bolinhos de queijo colonial o barbecue de goiabada; para fome a vontade de comer.
O ponto negativo foi a falta da cachaça de Jambu que acompanha a tábua de degustação, mas me garantiram que eu tenho essa dose em haver com a casa. Depois de devorar a tábua, minha namorada já estava satisfeita, mas eu ainda queria me surpreender mais com essa comida botequeira do Al Coala. Então pedi o que mais me chamou a atenção no cardápio: o Pastel de Pato.
Pedi mais um chope IPA pra acompanhar o pastel que chegou sem demora alguma. Acompanhado dos molhos da casa e uma pimentinha extra que pedi, o pastel veio como eu gosto: bem crocante por fora e suculento por dentro. A carne de pato estava desfiada e se desmanchando. Uma pena que não tirei uma foto para mostrar o recheio. Estava tão bom que depois da primeira mordida não parei nem para respirar. Depois desse festival de fritura e amor fomos conhecer o segundo andar da casa.
O segundo andar conta com uma mesa de sinuca e salas mais reservadas para chamar os amigos e até marcar festas de aniversário. A sinuca custa trinta reais a hora mas os garçons, que foram muito atenciosos o tempo inteiro, nos concederam uma partidinha de graça. Não contem que foi eu que falei. Ficou pela dose de Jambu.
O segundo andar ainda tem um sistema conhecido em outros restaurantes para chamar os garçons, mas acabamos só pedindo uma água. Diferente dos Coalas - animais que não bebem água, por isso uma das inspirações no nome do bar - terminamos a nossa e fechamos a conta. No fim a conta com as bebidas ficou em R$ 122,00 para o casal. Al Coala Moinhos é um bar com cara de pub e com comida de boteco, atendimento de primeira e ambientes para receber qualquer grupo de pessoas, desde casais como nós, até grandes grupos.
Al Coala Moinhos
Rua Tobias da Silva, 44 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3391-8226
Aceita Visa, Master e American Express
www.facebook.com/alcoala
* Conteúdo produzido por Eduardo Hardt